"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Quarteira assinala 21º aniversário de elevação a cidade

Longe das grandes celebrações com a participação numerosa dos quarteirenses, como tem acontecido em anos anteriores, a cidade de Quarteira assinala esta quarta-feira, 13 de maio, o 21º aniversário de elevação ao estatuto de cidade, com um programa comemorativo que passa sobretudo pelas redes sociais.


A tradição voltou a cumprir-se e, pouco passava das 9h00, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, realizaram o hastear da Bandeira em frente ao Centro Autárquico, um momento que este ano contou apenas com a presença dos dois autarcas.

De resto, todas as atividades decorrem no espaço virtual, com o Facebook a ser o palco principal das celebrações, de forma a não gerar concentração da população numa altura em que é imperativo o distanciamento social para fazer face ao surto do novo coronavírus.

Assim, para além da divulgação de um vídeo com as mensagens de Vítor Aleixo e de Telmo Pinto dirigidas aos munícipes desta cidade, é prestada uma homenagem às associações, entidades e cidadãos de Quarteira que têm estado na linha da frente durante esta pandemia, mas também a todas as pessoas que estiveram em confinamento durante este longo período, dando um importante contributo para travar a propagação do vírus. Este ano são estes os “Cidadãos de Mérito da Freguesia”.

Os estudantes desta cidade merecem igualmente uma palavra especial neste dia e, desta vez não no auditório do Centro Autárquico mas no Facebook, são distinguidos os alunos da Escola EB 2,3 D. Dinis (9º ano) e Escola Secundária Drª Laura Ayres que se destacaram pelo “Mérito Escolar”.

Finalmente são apresentadas através de um vídeo as obras em curso na freguesia de Quarteira, com imagens dos trabalhos.

Este conjunto de intervenções públicas, a somar com outras recentemente inauguradas e com projetos aprovados, irão contribuir para o desenvolvimento da cidade em diversos quadrantes e responder às necessidades da população local, quer na área da segurança pública, quer da educação, do desporto, da cultura, das acessibilidades, da mobilidade ou da reabilitação urbana, num investimento que ronda os 22 milhões de euros.

De entre estes investimentos destaca-se a requalificação da Escola EB 2,3 D. Dinis, o Centro de Educação e Cultura de Quarteira, a construção da Pista de BMX, a recém-inaugurada BAL – Base de Apoio Logístico da Proteção Civil, a requalificação de diversas ruas e alamedas (Rua do Sol, Alameda da Praia da Marina, a Praça em frente ao Posto da GNR, a Rua dos Pinheirinhos), a construção do Parque de Estacionamento da Rua Gago Coutinho, o projeto do novo Mercado Municipal, a futura ampliação da Extensão do Centro de Saúde ou ainda a segunda fase da requalificação do Passeio das Dunas.

A nova Estação Salva-Vidas, a entrar agora em funcionamento em Quarteira, foi igualmente um investimento da Câmara de Loulé e uma conquista deste executivo para proporcionar aos seus pescadores um grau de segurança de excelência a nível marítimo, no que concerne ao salvamento e socorro a náufragos.

“O futuro reserva-nos ainda muito trabalho e muitas alegrias. O ano passado investimos imenso na segurança, não só dos pescadores, mas também da população em geral. O executivo que aqui represento está empenhado em continuar a trabalhar para fazer desta cidade do litoral uma referência a nível nacional no que toca à sua modernidade, aos seus serviços, mas também às suas políticas sociais e ambientais. Neste Dia da cidade de Quarteira, ” considerou Vítor Aleixo neste dia tão especial para aquele que é um dos principais polos urbanos e turísticos da região.

Relativamente aos “Cidadãos de Mérito da Freguesia”, o edil não quis deixar de endereçar uma palavra de apreço pela atitude dos “munícipes que respeitaram as recomendações da Direção-Geral de Saúde e de todos os que se disponibilizaram para ajudar quem mais precisa, desde as associações, aos profissionais de saúde e ação social, aos bombeiros, à proteção civil, aos trabalhadores da salubridade e saneamento, às costureiras, aos empresários e a todos os voluntários que têm dado o seu contributo para que este momento difícil de saúde pública seja ultrapassado da melhor forma”.


Já Telmo Pinto mostra-se otimista quanto ao futuro: “Acredito que Quarteira terá um amanhã feliz e retomará em breve a sua dinâmica na economia local e desenvolvimento sociocultural”.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,100,478