"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Galeria Underdogs vai inaugurar exposição virtual com obras do confinamento

Mais de 30 obras criadas no confinamento, de Vhils a Clemens Behr ou Wasted Rita, para ver online a partir de 15 de maio.

Wasted Rita


Em cima do acontecimento. A galeria lisboeta Underdogs propõe uma exposição coletiva online, que terá a particularidade de apenas conter obras que foram criadas no período de confinamento. A mostra estará patente online entre 15 de maio e 13 de junho em www.under-dogs.net, e conterá mais de 30 obras de artistas, portugueses e estrangeiros, que ao longo dos anos têm tido ligações com a galeria como ±MaisMenos±, Abdel Queta Tavares, Add Fuel & Halfstudio, AkaCorleone, André Saraiva, Antonyo Marest, Bráulio Amado, Carlos Guerreiro, Clemens Behr, Filippo Minelli, Francisco Vidal, FUZI, Maria Imaginário, Mário Belém, Okuda San Miguel, Olivier Kosta-Théfaine, Pedrita Studio, PichiAvo, PixelPancho, Raquel Belli, Tamara Alves, Teresa Esgaio, Vhils, Vitor Reis, Wasted Rita ou WK Interact.

Reflexo da criação artística no contexto atual, a mostra terá o nome de Right Now, e apresentará um conjunto diverso de obras, criadas exclusivamente com recurso a materiais e suportes disponíveis ao artista no seu local de isolamento. Procurando soluções alternativas para contextos expositivos após o fechar de portas da galeria, a exposição virtual oferece uma experiência visual onde se exploram temáticas que ecoam junto da condição coletiva presente.

No comunicado à imprensa pode ler-se: “Sempre acreditámos que a arte cumpre um papel fundamental em aproximar as pessoas, agora estamos seguros de que é crucial para manter o nosso sentido de comunidade, de proporcionar apoio e conforto durante este novo capítulo da nossa experiência humana conjunta.”

A exposição resulta do desafio lançado pela Underdogs aos artistas com quem tem trabalhado: produzirem obras que falassem da sua realidade e circunstâncias presentes, onde quer que estivessem durante estes tempos incertos. Daí resultaram obras criadas com os materiais à mão de cada artista. Alguns estão habituados a estar recolhidos nos seus estúdios durante longos períodos. Outros estão habituados a viajar pelo mundo para trabalhar em vários locais, alguns deles em projetos de arte pública. Outros ainda encontram-se posicionados algures entre essas duas realidades.

Contudo, para todos eles, esta nova experiência de reclusão trouxe novos desafios. Como têm reagido? Como se têm ocupado? Como é que têm criado? Como é que veem esta nova realidade? São algumas dessas perguntas que as reflexões artísticas criadas neste período tentam responder.


in Público | 10 de maio de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,970,331