"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A história da teoria do Big Bang do nosso universo do princípio até ao fim

Escrito num tom envolvente, este livro leva-nos numa viagem desde o princípio dos tempos, onde se incluem as observações astronómicas mais recentes e descobertas teóricas, até ao fim do universo tal como o conhecemos.


É possível que já esteja familiarizado com alguns dos elementos desta narrativa. Como a ideia de que o Universo teve um princípio. Ou que o espaço se está a expandir. Ou que habitamos uma galáxia de estrelas com o nome de Via Láctea.
 
Mas para compreender realmente o que aconteceu nesses primeiros momentos primordiais — e porquê — é essencial ter uma visão abrangente. Esta é uma das viagens mais incríveis que possa imaginar: descobrir a história do Universo desde o princípio dos tempos até à sua morte derradeira, muitos milhares de milhões de anos no futuro.
 
O Princípio e o Fim de Tudo: Do Big Bang ao Fim do Universo (ed. Vogais | 320 pp. | 19,99€) leva-nos numa viagem desde o princípio dos tempos, onde se incluem as observações astronómicas mais recentes e descobertas teóricas, até ao fim do universo tal como o conhecemos. 

A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui.
 

SOBRE O LIVRO

Há 13,8 mil milhões de anos, algo de incrível aconteceu. Matéria, energia, espaço e tempo de repente começaram a existir num evento cataclísmico que passou a ser conhecido como Big Bang. Foi o nascimento do nosso universo. O que começou a vida com o tamanho mais pequeno do que a menor partícula subatómica é hoje de uma imensa vastidão, anfitrião de biliões de galáxias. A formulação da teoria do Big Bang é uma história que combina alguns dos conceitos mais vastos na física com observações do cosmos.

Da constatação de que somos um planeta a orbitar uma estrela numa de muitas galáxias, passando pela descoberta de que o nosso universo se está a expandir, até às teorias revolucionárias de Einstein, cada nova descoberta aprofunda a nossa compreensão das origens do universo, formando-se uma imagem mais clara de como tudo irá acabar. O fim virá numa explosão ou será aos poucos? Será mesmo o fim, ou um novo princípio, à medida que o universo se prepara para uma nova fase de expansão? E foi o nosso Big Bang apenas um de muitos num multiverso de universos paralelos?

 


SOBRE O AUTOR
PAUL PARSONS é professor e foi cosmólogo teórico da Universidade de Sussex, onde desenvolveu modelos para explicar como a microfísica do Big Bang determina hoje a estrutura em larga escala do universo. Trabalha atualmente como jornalista e autor de textos científicos, contribuindo com artigos para os jornais The GuardianThe Daily Telegraph e a revista New Scientist. Também trabalhou como editor da premiada revista de ciências da BBC Focus e como editor-chefe da revista BBC Sky at Night.


Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,967,879