"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ARCOlisboa vai acontecer em versão digital

Tinha sido anunciado o seu adiamento para 2021, mas a ARCOlisboa resolveu fazer ainda este ano uma edição online durante quatro semanas.

Foto: Rodrigo Gatinho


Estava programada para começar dia 14 de maio, mais uma edição da ARCOlisboa na Cordoaria Nacional, mas a feira foi cancelada. Devido à pandemia de Covid-19, a organização decidiu adiar a edição física para 2021. Mas deixou uma novidade. Haverá este ano, uma edição online da ARCOlisboa e começa já na próxima semana.

De 20 de maio a 14 de junho, ou seja, durante quatro semanas, as galerias vão participar na ARCOlisboa “tentando recriar o espírito deste importante projeto, que desde 2016 anima a cena artística portuguesa”, diz em comunicado a IFEMA – a Feira de Madrid que organizada o certame.

O público vai poder aceder à feira “através do site arcolisboa.com em parceria com a plataforma artsy.net”. É no mundo digital que vai poder ver e comprar arte das galerias “selecionadas pelo Comité Organizador da feira e pelos comissários das secções Opening e África em Foco”.

Nesta edição adaptada, face às circunstâncias de pandemia, vão participar no Programa Geral galerias “de referências portuguesas como a Cristina Guerra Contemporary Art, Filomena Soares, Pedro Cera e Vera Cortês, para além de galerias emergentes como a Balcony, Bruno Múrias, Madragoa ou Nuno Centeno”.

No comunicado, a IFEMA explica que “entre as participantes espanholas destacam-se a Elba Benítez, Elvira González, Heinrich Ehrhardt, Helga de Alvear ou Juana de Aizpuru” e há também outras presenças internacionais como “a Balice Hertling (Paris), Georg Kargl (Viena), Greengrassi (Londres), Marcelo Guarnieri (São Paulo) ou Sokyo (Quioto)”.

Mas há também a seção Opening que conta com a presença de jovens galerias. “Organizada pela primeira vez pela instituição independente Kunsthalle Lissabon, é composta por uma seleção de galerias estreantes na feira, e tal como na edição de 2019, a curadora Paula Nascimento será responsável pela seleção das galerias do programa África em Foco”.

Quem frequenta a ARCO de Madrid ou Lisboa, sabe que estas são mais do que simples espaços de comprar de arte. Há também espaço de conversas e debates. E a edição digital não será exceção.

O Fórum da ARCOlisboa vai contar em média com três conversas semanais transmitidas em direto. Entre os participantes, a organização destaca a presença de artistas como Nadia Belerique ou Diana Policarpo em conversas moderadas pelos comissários João Mourão e Luís Silva da Kunsthalle Lissabon, Paula Nascimento e Filipa Oliveira.

Os curadores João Ribas e Miguel Mesquita vão também conversar sobre as instituições portuguesas e a realidade da arte contemporânea em Portugal, e o curador brasileiro Tiago de Abreu Pinto vai conversar com colecionadores portugueses como Armando Cabral e António Cachola.

Este programa contará ainda com a colaboração da vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa Catarina Vaz Pinto e de Tobi Maier, o diretor das Galerias Municipais da Egeac.

Para quem fazer compras de arte, há um grupo de curadores e colecionadores convidados no programa Curators and Collectors Pick, que dão uma ajuda, entre eles estão os curadores Luiza Teixeira de Freitas, Bruno Leitão e João Laia.

A somar a este programa, a ARCOlisboa e tentando aproximar-se do que costuma ser o programa paralelo que organiza, disponibiliza uma seleção de alguns dos espaços onde é possível fazer uma visita virtual.


por Maria João Costa, in Renascença | 14 de maio de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,918,765