"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

José Cutileiro (1934-2020)

Morreu o Embaixador José Cutileiro, uma das figuras mais importantes da cultura portuguesa contemporânea. 


Antropólogo com créditos firmados, foi um fino analista da sociedade portuguesa, sendo de destacar em Oxford o estudo sobre “Ricos e Pobres no Alentejo” (1973 e 1977) a docência na London School of Economics, e os deliciosos “Bilhetes de Colares”, escritos sob o pseudónimo de A. B. Kotter (1990). Esteve ligado no início dos anos sessenta ao “Almanaque”, com José Cardoso Pires e Luís Sttau Monteiro. Diplomata a partir de 1974, a convite de Mário Soares, foi um dos mais brilhantes embaixadores de Portugal (Conselho da Europa, União da Europa Ocidental, Moçambique, África do Sul). Até aos últimos dias escreveu os obituários do “Expresso”, nos quais além de revelar a melhor tradição britânica no género, demonstrou sempre um irrepreensível domínio da língua.

O Centro Nacional de Cultura apresenta a sua família, em especial a seu irmão, o nosso querido Amigo João Cutileiro, sentidas condolências.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,157,080