"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Porto: Espaços fechados da cidade recebem conversas sobre o futuro

“E depois de amanhã?” é uma série de 4 episódios que reúne à mesa convidados de várias áreas afetadas pelo confinamento. O almoço é servido em espaços da cidade do Porto que se viram forçados a fechar. Cada episódio é fruto da colaboração de diversos profissionais e o objetivo é refletir sobre o dia depois de amanhã.


O Canal180 alia-se à S.P.O.T para lançar uma série que reflete sobre o futuro nas diversas áreas do mundo do trabalho. O conceito assenta num almoço servido em espaços que tiveram que fechar portas na cidade do Porto. ‘E Depois de Amanhã?’ estreia dia 22 de maio.

O Museu Nacional de Soares do Reis abriu portas, na passada sexta-feira, para as gravações do primeiro episódio da série. As convidadas foram a artista Capicua e a jornalista do Público Inês Nadais, numa conversa moderada pelo anfitrião e conservador José Costa Reis. Partilhando uma refeição do Chef Pedro Braga do Restaurante Mito, os participantes discutiram o jornalismo em termos de confinamento e o futuro dos concertos em Portugal numa realidade que se vê diferente nos próximos tempos.

A produção do primeiro episódio ficou a cargo da S.P.O.T a par com o Canal180, e contou ainda com a colaboração da Filipa Alves nas flores e Raio Verde na fotografia. A empresa de produção criativa S.P.O.T. ficou também com o styling e a plataforma multimédia Canal180 encarregou-se da filmagem, edição e comunicação. O primeiro episódio estará hoje disponível em canal180.pt

Com a mesa posta para seis, estão presentes apenas dois convidados moderados pelo anfitrião. A ementa é preparada por um chef sempre diferente e a mesa é posta para uma refeição com as novas regras de distância e etiqueta.

Os próximos três episódios contarão com a participação de pessoas das áreas da programação cultural, técnicos de espetáculos e da restauração. Entre os quais, João Carvalho, da Ritmos, António Guimarães (“Becas”), do Passos Manuel, o Chef Vasco Coelho Santos, entre outros, estão confirmados. À semelhança do que acontece com os convidados, também a equipa por detrás das câmaras se altera de episódio para episódio, novos stylists, floristas, fotógrafos e videógrafos são chamados a participar nesta experiência. Abrem-se as portas de espaços como o Coliseu do Porto, onde os convidados desfrutarão de refeições confecionadas pelos chefs Rui Paula, Camilo Jaña e Maria Dentada.

O desafio surgiu da S.P.O.T. depois de verem os seus trabalhos a serem parados ou cancelados. A par com o Canal180 desafiaram alguns dos seus parceiros a criar, filmar e fotografar, planear e conversar, partilhando assim uma experiência à luz de uma nova realidade. Locais da cidade do Porto são ocupados, é convocado um chef para criar uma refeição, convidam-se artistas para ambientar o espaço, e finalmente, um fotógrafo e um videógrafo registam o momento.

A cultura e o turismo foram os primeiros a serem cancelados. Um verão sem festivais de música parece difícil de imaginar, mas com os encontros adiados, sair e conviver está fora de questão. O Canal180 alia-se à S.P.O.T. para mostrar espaços que tiveram que fechar portas e pessoas que, embora disponíveis, não podem cumprir as suas funções da mesma forma.

Os episódios da série “E Depois de Amanhã?” estreiam às sexta-feiras entre 22 de maio e 12 de junho. Estarão disponíveis em canal180.pt e em televisão, onde serão exibidos através da posição 180 (NOS, Vodafone TV, MEO e NOWO), pelas 22 horas.

Sobre a S.P.O.T.
A S.P.O.T. nasce da vontade urgente de trabalhar o contexto cultural urbano da cidade do Porto. A S.P.O.T. apresenta-se e define-se como uma empresa promotora e produtora de ideias, eventos e iniciativas criativas no âmbito da realidade cultural contemporânea. A S.P.O.T. existe como uma empresa de produção criativa com acesso a uma rede de fornecedores de alta qualidade, localizações exclusivas e contactos locais únicos. Querem interferir na cidade do Porto tanto dentro como fora, sem dias marcados nem horas certas.

Sobre o Canal180
O Canal180 é o primeiro canal de televisão dedicado à cultura e criatividade. Um projeto de televisão independente, premiado com o Prémio Nacional das Indústrias Criativas, que pretende oferecer uma cobertura mais ampla e representativa da produção cultural portuguesa e internacional, promovendo o desenvolvimento de uma nova geração de criadores de conteúdos multiplataforma. Canal180 é um canal especializado que agrega alguns dos conteúdos mais surpreendentes e originais, da música ao documentário, passando pela arte urbana, através de uma rede internacional de colaborações. Na última década, foi além da televisão e transformou-se num ecossistema de broadcast, eventos, exibições e comunicação nas redes sociais, entregando um discurso multifacetado sobre temáticas culturais de todo o mundo.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,145,997