"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

AFID é finalista nas Academias do Conhecimento da Gulbenkian com o projeto "Comunica-te"

A Fundação AFID Diferença, instituída pela AFID - Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência -, candidatou-se ao Programa Academias do Conhecimento, da Fundação Calouste Gulbenkian, com o projeto “Comunica-te”.


O “Comunica-te” é apresentado pela AFID, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa e com o Observatório dos Direitos Humanos, e destina-se a pessoas com deficiência e jovens com necessidades educativas especiais (NEE) e respetivos cuidadores.

O objetivo é “melhorar a comunicação, adaptabilidade e resolução de problemas, criando, ainda, estratégias comunicativas focadas no reconhecimento e na distinção entre a explicação e a narração, capacitando a intervenção técnica e especializada através de instrumentos ou ferramentas facilitadoras”.

O projeto encontra-se já na segunda fase da candidatura pelo que a Fundação AFID Diferença apela à ajuda de todos os que possam, através do voto, ajudar a que seja aprovada a candidatura. As votações decorrem até ao próximo dia 09 de junho aqui.

Sediada em Alfragide, a AFID continua a prestar serviço à comunidade e a intervir na área da deficiência através do desenvolvimento de projetos inovadores destinados aos seus clientes.

A Instituição acredita que a problemática das capacidades comunicativas em pessoas com deficiência ainda não está suficientemente trabalhada pelo que importa intervir junto delas e dos cuidadores no que respeita à comunicação, adaptabilidade e resolução de problemas. (Estamos a repetir a ideia do terceiro parágrafo, talvez seja melhor retirarmos esta informação).

Sobre a Fundação AFID Diferença
A AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência celebra em 2020 35 anos de existência. Ao longo do seu vasto percurso criou também a Fundação AFID Diferença, que por sua vez comemora 15 anos, uma instituição particular de solidariedade social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. É a primeira Instituição da área social, em Portugal, certificada pelas Normas ISO 9001:2008, pela Marca ISS, Nível A e pelo EQUASS Excellence. Atualmente, a AFID, na sua globalidade, atende perto de 1500 pessoas – Infância (AFIDKIDS), Pessoas com Deficiência (AFIDREAB) e Pessoas Idosas (AFIDSÉNIOR) - e para as quais trabalham diariamente 211 colaboradores. Trata-se de uma das principais instituições sociais do país – pela dimensão, abrangência e complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e intervenção técnica. A AFID enquanto associação de famílias mantém o seu objetivo ao nível da representação dos direitos das famílias e das pessoas com deficiência.

 
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,954,419