"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nos gráficos de Gonçalo M. Tavares, a estatística é reduzida ao caso particular

Gráficos das Cidades e das Coisas estreou mas ainda está em processo de criação. Até julho, o Teatro Viriato vai publicar semanalmente o trabalho do escritor português.

Gonçalo M. Tavares, foto de Nuno Ferreira Santos Manuscritos do escritor o primeiro que inaugura o blogue do Teatro Viriato, criado para mostrar os bastidores da criação_Enric Vives-Rubio


Uma mulher que não se esquece de regar as plantas da vizinha já morta, o tipo de nuvens por cima de cidades, de desertos ou de homens corajosos, o nível de ansiedade de pessoas, cães, plantas e objetos. Os indicadores que Gonçalo M. Tavares acompanha não respondem às regras da estatística convencional, antes as subvertem.

Em Gráficos das Cidades e das Coisas, a nova criação do escritor para o Teatro Viriato, Gonçalo M. Tavares quer contar histórias com esse elemento visual que, em tempos de pandemia, se tornou omnipresente. Está interessado em “cruzar a estatísticas com o caso pessoal”, como se essa representação estatística pudesse mostrar um caso singular, “como se, numa questão muito visual, estivéssemos a ver uma micro-história”, diz ao PÚBLICO.

Por agora, é apenas um começo de conversa, um início de projeto que se traduz na publicação de cinco gráficos e respetivas legendas — um por cada dia útil da semana — todas as segundas-feiras, até julho, no novo blogue do teatro de Viseu, Sala de Ensaios, que nasceu para tornar visível o processo criativo. O primeiro conjunto foi publicado nesta segunda-feira, o que significa, no fundo, uma estreia de uma obra em construção, explica a diretora do Viriato, Patrícia Portela.

O motivo para uma criação a partir de gráficos imaginários não reside propriamente na pandemia. “Começou antes, é um gosto antigo pela questão matemática”, explica Gonçalo M. Tavares, embora conceda que a proliferação de gráficos que guiam as nossas vidas de há uns meses para cá possa ter “criado uma vontade maior de avançar”. Seguiu-se a conversa com Patrícia Portela, que vê neste projeto a possibilidade “de resgatar um formato para o injetar com poesia”.

“A ideia é que comece a crescer para outros formatos”, diz a diretora. Para já, há a publicação semanal, uma “estreia de uma obra em processo de criação”. “É uma coisa muito rara de se ver, sobretudo num escritor”, acrescenta. É também uma forma de tornar visível um processo normalmente invisível, numa altura em que mesmo a face mais visível do trabalho de artistas e técnicos foi forçada a migrar para meios alternativos, nos melhores dos casos, ou a parar.

A embarcação e o leme

Gonçalo M. Tavares quer trabalhar a possibilidade de transformar os gráficos em movimento. “Vejo isto como algo que pode resultar em pequeno gestos, em pequenas situações teatrais ou de performance”. Tudo o resto está ainda em aberto.

O formato final do trabalho para o qual contribui o conjunto de gráficos é ainda incerto. Há-de ganhar forma em 2021. Até lá, serão envolvidos outros artistas e outras instituições, refere Patrícia Portela: “O Gonçalo é que está ao leme. Nós criámos a embarcação, a forma de tornar isto possível. É o início de um trabalho que não sabemos onde vai parar. Pode ser um livro, uma instalação, um espectáculo, tudo... o que sabemos é que vai acontecer”.

Gráficos das Cidades e das Coisas é o primeiro que inaugura o blogue do Teatro Viriato, criado para mostrar os bastidores da criação, para que o público possa “ir mais longe na compreensão da obra”, descreve a Patrícia Portela. Artistas que venham apresentar espectáculos na sala física de Viseu poderão ter ali, no blogue, uma forma de mostrar o que os levou ao resultado final, seja uma bibliografia ou uma entrevista que tenham feito em fase de pesquisa.

Patrícia Portela chegou à direção do Viriato pouco tempo antes de o novo coronavírus obrigar grande parte do país a fechar-se em casa. Com ele, fecharam também as salas de espetáculos que deverão reabrir a 1 de junho. Muitas delas, pelo menos. Outros não terão condições financeiras para o fazer, aponta a responsável. “Precisamente por sermos um teatro apoiado pelo Estado e pelo município, temos a obrigação de estar abertos, da mesma maneira que uma farmácia”, considera.

O regresso ao edifício do teatro será feito com os espetáculos que já estavam previstos para o próximo mês, cumprindo as regras da terceira fase do plano de desconfinamento do Governo. “Em março, a partir do momento em que fechámos, reabrimos com outra programação”, refere Patrícia Portela, para explicar que, se o edifício físico fechou portas, o trabalho artístico continuou, com novas criações adaptadas ao confinamento e ao distanciamento que implicou. Neste momento, a principal preocupação é a acessibilidade: “Criámos plataformas digitais para os que não podem ir ao teatro, mas também dá para criar espaço para vir ao teatro quando não se tem acesso a um computador. Não há só uma fórmula”, afirma, antevendo um “ano complicado” que vai obrigar a repensar formatos. “Vamos ter que nos reinventar, mas isso foi o que sempre fizemos”, diz.


por Camilo Soldado in Público | 27 de maio de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,983