"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Poesia Completa de Maria Alberta Menéres reunida num único volume

Porto Editora publica edição de referência que inclui todos os livros de poesia da autora.


Poesia Completa 
é o mais fiel do títulos, no sentido em que abarca todos os livros de poesia publicados por Maria Alberta Menéres, desde 1952 a 1996. A edição deste livro estava prevista para assinalar o primeiro aniversário da morte da autora, a 15 de abril passado, mas devido às circunstâncias que, entretanto, afetaram o mercado editorial, só agora chega às mãos dos leitores. 

Publicam-se, assim, pela primeira vez num único volume, não só os seus livros de poemas Intervalo, Cântico de Barro, A Palavra Impercetível, Água-Memória, O Robot Sensível, A Pegada do Yeti, Os Mosquitos de Suburna O Jogo dos Silêncios, como ainda textos e poemas dispersos. Abarcando mais de 280 poemas, dos quais dois absolutamente inéditos, este livro revela ainda um poema visual, um ensaio sobre poesia e um conto fantástico escrito em 1967, aqui incluído dada a sua natureza poética.

As características mais marcantes de toda a imagística da poesia da Maria Alberta Menéres são «talvez o espanto e o insólito, mas também a liberdade e a solidão sempre presentes no subsolo do seu caminho poético», explica-se no posfácio da obra assinado por E. M. de Melo e Castro. «Em todos estes títulos está escondida uma quase contradição na qual a sua autora ambiguamente projecta o seu estar na poesia e o espanto que ver o mundo e ver-se nele a si própria lhe provoca», lê-se mais adiante.

SOBRE O LIVRO

PRÓLOGO
Ninguém pode saber o que sofremos
quando apenas calamos
somos o livro que nós próprios lemos,
e desfolhamos


Ver primeiras páginas

Título: Poesia Completa
Autor: Maria Alberta Menéres
Páginas: 480
PVP: 28,00€

SOBRE A AUTORA

Maria Alberta Menéres
Nasceu em Vila Nova de Gaia, em 25 de agosto de 1930. Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora do Ensino Técnico, Preparatório e Secundário, nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. Organizou a Antologia da Poesia Moderna Portuguesa (1940/1967), em 1976, e, dois anos mais tarde, a Novíssima Antologia da Moderna Poesia Portuguesa, em parceria com o poeta E. M. de Melo e Castro.
De 1974 a 1986, foi Diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP, tendo sido autora e produtora de inúmeros programas. Foi Assessora do Provedor de Justiça, de 1993 a 1998, sendo da sua responsabilidade as primeiras linhas de apoio a crianças e idosos em Portugal. Criadora do conceito e responsável pelo nome do "Pirilampo Mágico", foi autora, durante seis anos, das letras das canções dessa campanha solidária que dura até hoje.
Maria Alberta Menéres é autora de mais de 100 livros infantis e juvenis, muitos publicados pelo Grupo Porto Editora, com merecido destaque para Ulisses, que conta já com 45 edições e mais de um milhão de exemplares vendidos. Fez traduções, adaptações, dezenas de peças de teatro, para além de uma sólida obra de poesia adulta. Em 1986 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças, «pelo conjunto da sua obra literária e a manutenção de um alto nível de qualidade». Em 2010, foi agraciada com a Condecoração da Ordem de Mérito Civil no grau de Comendador.
Faleceu em Lisboa, a 15 de abril de 2019, com 88 anos de idade.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,193,274