"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O público quis e o Festival de Almada vai acontecer

Mesmo no cenário de incerteza da pandemia, a 37.ª edição do mais importante festival de teatro do país irá para a frente, de 3 a 26 de julho. A decisão foi tomada depois de consultados os seus fiéis espectadores. A uma programação maioritariamente portuguesa, juntar-se-ão dois ou três espetáculos além-fronteiras.

O público fiel do Festival de Almada está desejoso de regressar_Nuno Ferreira Santos


A decisão foi tomada após o anúncio das regras oficiais para a reabertura das salas de espetáculos, mas o diagnóstico estava feito desde meados de abril. No pico da pandemia da covid-19 em Portugal, Rodrigo Francisco e a equipa da Companhia de Teatro de Almada (CTA) contactaram telefonicamente os fiéis espectadores do mais importante festival de teatro do país e a conclusão foi clara: se o Festival de Almada avançasse, a maioria do público não ficaria em casa. “Mais de metade dos nossos espectadores disse-nos que queria que houvesse festival e que, havendo, compraria a assinatura e viria”, conta o diretor artístico do evento e da CTA ao PÚBLICO.

Assim sendo, entre 3 e 26 de julho, o Festival de Almada avançará com a sua 37.ª edição, num ano em que, devido às naturais limitações decorrentes da pandemia, a programação incidirá sobretudo em criações nacionais. Por causa das dificuldades de circulação internacional ainda em vigor, claro, mas também, confirma Rodrigo Francisco, enquanto medida de apoio ao frágil e precário tecido teatral português. “Tenho falado com alguns criadores e tem sido bastante dramático”, confessa. “Essa também foi uma das razões que nos fez insistir em fazer o festival este ano.”

Com a passagem do tempo, a programação que Rodrigo Francisco pensara para 2020 foi-se vendo emagrecida de quase todos os espetáculos internacionais, mas houve um esforço para não deixar cair todas as propostas. O Festival de Almada tem de momento já fechadas duas produções estrangeiras – pode juntar-se ainda uma terceira –, num gesto que o diretor pretende também que contenha uma leitura para lá da meramente artística. “Parece-me perigoso estarmos a fechar-nos sobre nós próprios; a ideia de festival é de abertura”, comenta.

É já certo que a edição deste ano, que terá a sua apresentação pública a 19 de junho, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, terá um maior número de sessões por espetáculo, por ser mais comprida do que é costume (o festival decorre habitualmente de 4 a 18 de julho). Uma estratégia destinada a compensar a redução da lotação das salas, que não poderão exceder 50% da sua capacidade.


por Gonçalo Frota in Público | 28 de maio de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,225,707