"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O apelo de George Soros à proteção da liberdade e da democracia

A visão que Soros nos oferece é a de quem sabe que é o inimigo público por excelência dos governos populistas.


E também de quem vê as conquistas democráticas do Ocidente em risco. A sua defesa da liberdade, democracia, Estado de Direito, direitos humanos, justiça e responsabilidade social como uma ideia universal é um alerta para protegermos os ideais da sociedade aberta.

Capítulos:

1. Os perigos sem precedentes que as sociedades abertas enfrentam 
2. A minha filantropia política
3. A Universidade Centro-Europeia e o seu futuro
4. A crise financeira global e as suas repercussões
5. A tragédia da União Europeia
6. O meu quadro concetual
 
Em Defesa de uma Sociedade Aberta (208 pp. | 16,59€) constitui um apelo ardente à proteção dos valores democráticos. 
 
Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui.

SOBRE O LIVRO

O que significa defender a democracia hoje? Que perigos é que o estado de direito enfrenta?

George Soros, conhecido pela sua filantropia, política progressista e sucesso em investimentos, considera que a liberdade e os valores das sociedades abertas estão sob séria ameaça. Nos EUA, na Grã-Bretanha, na Itália e na Hungria, entre outros países, o populismo está em crescimento. Na China, o governo monitoriza a sociedade quase por completo. E a Europa observa impávida o que se vai passando. Através da sua rede de Open Society Foundations, o autor combate ativamente este cenário em mais de cem países.

Neste livro, Soros descreve o seu percurso de investidor para filantropo, partilha as suas opiniões sobre os mais recentes desenvolvimentos políticos na Europa, a crise financeira nos EUA, a sua filosofia inspirada pelo seu mentor Karl Popper e aquilo a que apelida de tragédia da União Europeia.

A visão que o autor nos oferece é a de quem sabe que é o inimigo público por excelência dos governos populistas de todo o mundo. E também de quem vê as conquistas democráticas do Ocidente em risco. A sua defesa ardente da liberdade, democracia, Estado de Direito, direitos humanos, justiça social e responsabilidade social como uma ideia universal é um alerta para protegermos os ideais da sociedade aberta.

SOBRE O AUTOR

George Soros foi considerado Personalidade do Ano 2018 pelo Financial Times e há mais de três décadas que usa a filantropia para combater o autoritarismo, o racismo e a intolerância, tendo investido mais de 14 mil milhões de dólares na promoção da democracia e dos direitos humanos em mais de 120 países. É fundador e presidente do Soros Fund Management e da Open Society Foundations, uma rede global de fundações dedicadas à defesa das sociedades abertas. Nascido em Budapeste em 1930, sobreviveu à ocupação nazi durante a Segunda Guerra Mundial e fugiu da Hungria comunista em 1947, tendo ido para Inglaterra, onde se formou na London School of Economics. Instalou-se depois nos EUA, onde acumulou uma grande fortuna através do fundo de investimento internacional que fundou e administrou. É autor de mais de uma dezena de livros, incluindo A Tragédia da União Europeia: Desintegração ou Renascimento? (Ed. Temas e Debates, 2014). Os seus artigos e ensaios sobre política, sociedade e economia são publicados com regularidade nos principais jornais e revistas de todo o mundo.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,965,101