"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Richard Ford escreve declaração de amor aos pais

Porto Editora publica Entre Eles, um livro em que, de outra maneira, Ford continua o seu exemplar trabalho de sempre – perceber a essência profunda da América.


Mantendo o tema de fundo que é transversal a toda a sua produção literária – perscrutar a essência do que é a América – Richard Ford faz uso em Entre Eles da sua própria história de vida, e da história dos pais, para continuar esse trabalho. Trata-se de um livro composto por dois textos escritos com 35 anos de diferença. O primeiro centrado na figura do pai, escrito recentemente; e o segundo dedicado à mãe e escrito em 1986, cinco anos após o seu falecimento. Dois textos belíssimos que evocam a infância do escritor e as vidas dos seus pais, vidas idênticas a tantas outras, mas que a força da literatura transforma numa peça essencial do seu universo literário.

SOBRE O LIVRO

Entre Eles — Recordando os Meus Pais
Edna Akin apaixonou-se aos 17 anos por Parker Ford. Ela era uma bela jovem nascida no Arkansas e ele um sorridente rapaz que trabalhava numa mercearia. Casaram-se e o novo trabalho dele como vendedor levou-os a uma vida itinerante pelo Sul dos Estados Unidos, durante os anos da Grande Depressão.
Quando já não o esperavam, Edna e Parker tiveram um filho: Richard Ford. Anos mais tarde, já um escritor consagrado, Ford quis reconstituir a vida dos pais recorrendo a fotografias, histórias que ouviu contar, instantes que viveu com eles e que, mesmo insignificantes, se cristalizaram na sua memória.
Este livro é o resultado desse esforço e um comovente retrato de família. Com amor, inteligência e grande capacidade de reflexão, Richard Ford evoca o modo como os filhos mudam ao longo do tempo e a imagem que têm dos pais. Entre eles é, ao mesmo tempo, um profundo ato de amor e uma intensa reflexão sobre a família.

Ver primeiras páginas

Título: Entre Eles — Recordando os Meus Pais
Autor: Richard Ford
Tradução: Tânia Ganho
Páginas: 120
PVP: 15,50€

SOBRE O AUTOR

Richard Ford
Autor de oito romances e quatro coletâneas de contos, Richard Ford nasceu em Jackson, Mississippi, em 1944. Reconhecido pela crítica como um dos grandes retratistas dos temas estruturantes da sociedade norte-americana, Ford detém o recorde de ter sido o único autor distinguido em simultâneo com os prémios Pulitzer e Pen/Faulkner para uma mesma obra. No catálogo da Porto Editora figuram os seus romances, Canadá, agraciado com o Prix Femina Étranger e o Andrew Carnegie Medal for Excellence, Francamente, Frank, e com uma nova tradução, O Jornalista Desportivo. Em junho de 2016, Richard Ford foi distinguido com o Prémio Princesa das Astúrias das Letras e, em 2019, com o Library of Congress Prize para ficção americana.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,948,192