"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Maratona de leitura integral de "Os Lusíadas" no Dia de Portugal

Ator António Fonseca vai ler os 10 cantos da obra de Luis Vaz de Camões. Foto: DR


Ao longo de cerca de nove horas, o ator António Fonseca vai ler no próximo dia 10 de junho, os 10 cantos que compõem Os Lusíadas, a obra mestre de Luis Vaz de Camões. A iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal pretende assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

O público vai poder ver, sem sair de casa, esta leitura. Através do Youtube e do Facebook do D. Maria II o visitante vai poder escutar não só a leitura integral desta obra prima da língua portuguesa, como também algumas notas explicativas sobre o texto.

O ator António Fonseca há muito que trabalha na obra de Camões. “Comecei [a trabalhar n'Os Lusíadas] em junho de 2008. Verso por verso, estrofe por estrofe, episódio por episódio, canto por canto”.

Nas palavras deste artista a epopeia portuguesa revela-se como “uma grande história de vida, uma grande história da condição de ser humano, uma metáfora enorme da condição de seres históricos, em qualquer sítio, em qualquer contexto cultural, em qualquer tempo”.

Para António Fonseca, “os Lusíadas são também uma súmula do saber que resistiu ao tempo e que continua a resistir: os factos são históricos ou poético/históricos, mas as suas profundas motivações… são de todos os tempos (…) podem deixar-nos o resto da vida a meditar”, acrescenta.

A maratona de leitura começa às 10 horas, prolongando-se até ás 19horas. O ator vai estar ligado através das redes sociais, a partir do Salão Nobre Ageas, do Teatro Nacional D. Maria II. O acesso é gratuito. Depois de dia 10, esta leitura, diz o teatro em comunicado “ficará disponível na Sala Online do Teatro, espaço onde se encontram já vários espetáculos que passaram pelos palcos do D. Maria II nos últimos anos”.


por Maria João Costa, in Renascença | 1 de junho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Participe e... boa sorte!

Visitas
73,319,944