"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Christo (1935-2020)

Ao referirmos a morte de Christo não podemos esquecer a sua ligação ao panorama artístico português, através do grupo KWY, cujo núcleo central integrava Lourdes Castro, René Bertholo, João Vieira, José Escada, Costa Pinheiro, Gonçalo Duarte e Jan Voss.

Foto: Karl Mathis/ EPA


O artista plástico Christo, conhecido por ter "embrulhado" monumentos como a Pont-Neuf, em Paris, e o Reichstag, em Berlim, morreu aos 84 anos, anunciaram os seus representantes.

O artista, nascido Christo Vladimirov Javacheff, na Bulgária, "morreu de causas naturais a 31 de maio de 2020 na sua casa em Nova Iorque", de acordo com uma mensagem do seu escritório divulgada na sua conta oficial na rede social Facebook.

"Christo viveu a sua vida ao máximo, não apenas sonhando com o que parecia impossível, mas realizando-o. O trabalho artístico de Christo e Jeanne-Claude reuniu pessoas em experiências partilhadas em todo o mundo e o seu trabalho continua a viver nos nossos corações e memórias", acrescenta o texto.

De acordo com a informação, Christo e a mulher, Jeanne-Claude, sempre manifestaram a intenção de que o seu trabalho continuasse após as respetivas mortes. Jeanne-Claude morreu a 18 de novembro de 2009.

Por isso, adianta o texto, cumprindo um desejo do artista plástico, a obra "L'Arc de Triomphe, Wrapped", em Paris, mantém-se para as datas previstas, de 18 de setembro até 3 de outubro de 2021.

Uma exposição sobre o trabalho e o tempo que Christo e Jeanne-Claude viveram em Paris estará patente este ano, de 1 de julho a 19 de outubro, no Centre Georges Pompidou, na capital francesa.

Christo nasceu a 13 de junho de 1935, em Gabrovo, na Bulgária, de onde saiu em 1957, primeiro para Praga, na Checoslováquia, depois para Viena, na Áustria, e posteriormente para Genebra, na Suíça.

Entre os seus trabalhos contam-se "Wrapped Coast, Little Bay", em Sydney, na Austrália (1968-69), "Valley Curtain" no Colorado (1970-72), "Running Fence" na Califórnia (1972-76), "Surrounded Islands" em Miami (1980-83), "The Pont Neuf Wrapped" em Paris (1975-85), "The Umbrellas" no Japão e na California (1984-91), "Wrapped Reichstag" em Berlim (1972-95), "The Gates" no Central Park em Nova Iorque (1979-2005), "The Floating Piers" no Laho Iseo em Itália (2014-16) e "The London Mastaba", no lago Serpentine em Londres (2016-18).


por Lusa e Renascença | 1 de junho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,934,695