"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Terceiro Reich no Poder"

O segundo volume da trilogia magistral do historiador britânico Richard J. Evans, sobre a história do Terceiro Reich. Depois de “A Ascensão do Terceiro Reich”, Evans revela como todo um povo se deixou enredar numa ditadura consumida pelo ódio e centrada na guerra.


Considerada, de forma unânime, como uma obra prima sobre a ascensão e queda do Terceiro Reich, pela forma como Richard Evans mistura a narrativa, descrição e análise, as Edições 70 editam no início de junho o segundo volume da trilogia. Em “O Terceiro Reich no Poder”, o historiador foca-se na ascensão da Alemanha Nazi e na sua atuação ao longo da II Grande Guerra.

Antes de Hitler ascender ao poder, a Alemanha era famosa pela sua sofisticação e complexidade. Como foi, então, possível que um grupo de fanáticos a transformasse num Estado de partido único virado para a guerra e para o ódio racial? Como é que os nazis conseguiram conquistar tão depressa os corações e as mentes dos cidadãos alemães, distorcer a ciência, a religião e a cultura, e transformar as políticas do país para alcançarem um domínio absoluto?

Das Leis de Nuremberga aos Jogos Olímpicos, da Kristallnacht à Juventude Hitleriana, este relato mostra como todo um povo se deixou enredar numa ditadura consumida pelo ódio e centrada na guerra.

Evans analisa as razões que levaram a essa transformação, explicando como os nazis conseguiram conquistar tão depressa os cidadãos alemães e também distorcer a ciência, a religião e a cultura. Desde as Leis de Nuremberga aos Jogos Olímpicos, passando pela Juventude Hitleriana, os nazis passaram a ter um domínio absoluto sobre o povo e sobre o país.

A grande narrativa deste texto é o progresso da guerra numa sociedade que nela mergulhou e nela se perdeu. As grandes batalhas e eventos do conflito estão descritos nesta trilogia, na qual Evans retrata a experiência diária dos alemães, enquanto gente comum, em tempo de holocausto. No centro do livro está o extermínio nazi dos judeus.

A trilogia foi considerada uma obra-prima sobre a história do Terceiro Reich, desde a ascensão, passando pelo poder e culminado na guerra, correspondendo cada uma destas fases a um volume, respetivamente. O terceiro volume incidirá sobre a queda do nazismo e estará no mercado em 2021.

SOBRE O PRIMEIRO VOLUME, “A Ascensão do Terceiro Reich”:
Os nazis começaram por ser pouco mais do que um gangue de extremistas e rufiões, que em poucos anos transformaram a Alemanha num Estado de partido único e conduziram um dos países mais avançados da Europa para a ruína moral, física e cultural. Nesta obra magnífica, cativante e mundialmente aclamada, Richard Evans revela como tudo aconteceu, questiona a inevitabilidade da ascensão de Hitler e recria o turbilhão de desordem, desastre económico, violência e polarização que deu origem ao terror do Terceiro Reich.

SOBRE O AUTOR:
Sir Richard John Evans é um historiador britânico, cuja investigação incide, em particular, sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Autor de 18 livros, onde se inclui a trilogia sobre Terceiro Reich, considerada uma obra “brilhante” e “magistral”. Foi professor de história na Universidade de Cambridge, entre 2008 e 2014, sendo, desde então, reitor da Gresham College de Londres. É, também, membro da British Academy, da Royal Historical Society e da Royal Society of Literature.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,193,435