"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Reserva Municipal de Arqueologia de Viseu recupera coleções "entregues a si próprias"

Uma das prioridades continua a ser o estudo da Cava de Viriato_Martin Henrik


Há 100 anos foi projetado um Museu da História que não chegou a sair da casa do arqueólogo José Coelho. Um século depois, a reserva municipal de Viseu tornou-se realidade e tem como prioridade reunir e tratar do património que está disperso e desvalorizado.

Viseu já tem uma reserva municipal arqueológica, um projeto que começou a ser desenhado há um século (1920), numa proposta do então arqueólogo José Coelho, e que agora foi confirmado entre a Direção-Geral do Património Cultural e o município.

Um processo que representa o “fechar de uma etapa”, como salientou Bernardo Alabaça, diretor-geral do Património, mas a “abertura de um novo caminho” para o tratamento e valorização do património, como referiu, por seu lado, Jorge Sobrado, vereador da Cultura na Câmara de Viseu, na assinatura do protocolo.

“A nossa prioridade não é a de reclamar património e coleções que estão inventariadas ou estudadas, é a de solicitar a entrega de acervos que estão dispersos em armazéns, muitos deles particulares, mas também do Estado, sem as condições técnicas adequadas de preservação e sem dinâmicas de estudo e inventários. A nossa prioridade é a de proceder à reunião dos acervos que estão entregues a si próprios e sem possibilidades de valorização cultural”, salientou o vereador da Cultura.

A reserva acolhe o depósito e inventário de coleções e achados que, atualmente, se encontram dispersos por entidades privadas e públicas, alguns deles que estavam na Direção-Geral do Património, e funciona também como pólo de investigação. Segundo Jorge Sobrado, uma das prioridades continua a ser o estudo da Cava de Viriato, “um monumento nacional que permanece como o maior mistério da arqueologia” e no qual, nos próximos dias, “vai ser feita uma operação de radiografia que permita identificar estruturas construtivas no subsolo que depois possam orientar novos projetos de investigação”.

“Sentimos que está mais por fazer do que aquilo que está feito”, sublinhou o vereador, lembrando que o município agora está capacitado para uma “gestão mais autónomo do património do concelho e uma gestão direta dos acervos e coleções que forem depositadas nesta reserva”. “Este serviço passará a concentrar todas as informações sobre as intervenções arqueológicas no concelho, permitindo uma maior salvaguarda patrimonial”, reforçou.

O investimento em estantaria para receber os achados e tecnologia é o próximo passo.

Se há 100 anos, José Coelho, uma referência na área da arqueologia no início do século, tinha proposto a criação de um Instituto Etnológico da Beira, foi há dois que o município de Viseu começou a dar forma ao pólo arqueológico quando escolheu a Casa do Miradouro (onde está o Museu dedicado ao arqueólogo) para ser o centro de investigação e preservação do património.

“Não deixamos de sentir que estamos a cumprir esse sonho e a fazer justiça ao seu legado”, frisou Jorge Sobrado.

Na Casa do Miradouro estão agregados vários serviços. Além de ser o local da reserva, é também o espaço dedicado à investigação. Serve de apoio às actividades e coleções da rede municipal de museus, com destaque para o Museu de História da Cidade que abriu em 2018, e promove um serviço de mediação cultural ligado à educação e à promoção do turismo arqueológico.


por Sandra Rodrigues in Público | 1 de junho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,973,752