"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Sabe como surgem e desaparecem os fenómenos virais?

Ideias de Ler publica As Leis do Contágio, o livro do epidemiologista inglês Adam Kucharski que analisa a forma como uma doença, um comportamento ou uma ideia se propagam.


De repente, um vírus mortal explode numa população. Um movimento político ganha ritmo e rapidamente desaparece. Um 
tweet lança uma controvérsia inesperada. Uma ideia inflama-se, mudando as nossas vidas para sempre. Em As Leis do Contágio, o especialista em epidemiologia da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres vai mais longe e, para além de nos apresentar os padrões matemáticos de uma doença infeciosa como aquela que assola atualmente a Humanidade, descreve ainda o fenómeno do contágio em geral – seja de uma doença, de um comportamento ou de uma ideia – chamando a atenção para os aspetos biológicos e sociais desse processo.

As nossas existências interligadas são moldadas por surtos de doenças, de desinformação e até de violência, que surgem, se espalham e se desvanecem a uma velocidade espantosa. Para os compreender, precisamos de perceber os padrões e as leis ocultas que os governam. Dos «superdisseminadores» — os que podem desencadear uma pandemia, derrubar um sistema financeiro ou vender uma ideia — à dinâmica social que faz da solidão um sentimento popular, Adam Kucharski oferece-nos revelações curiosas sobre o comportamento humano, sobre o porquê das coisas, indicando-nos assim como podemos melhorar a nossa previsão e reação a fenómenos de contágio em qualquer esfera das nossas vidas.

CRÍTICA INTERNACIONAL

«No momento perfeito […] prepara o terreno de forma abrangente para que os leitores entendam o que está a acontecer hoje […]»
Financial Times

«É o momento ideal para a publicação de um livro como este. […] Os princípios do contágio podem ser aplicados a tudo, desde histórias tradicionais e crises financeiras ao prurido e à solidão.»
The Sunday Times

«Uma pesquisa surpreendentemente ousada da epidemiologia de (mais ou menos) tudo no nosso mundo interligado…»
Daily Mail

SOBRE O LIVRO

Título: As Leis do Contágio
Autor: Adam Kucharski
Tradução: José Remelhe
Páginas: 352
PVP: 17,70€

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR

Adam Kucharski
É professor associado da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, e trabalha em surtos globais como as epidemias do ébola e do vírus da zica. Membro do TED e vencedor do Rosalind Franklin Award Lecture de 2016 e do Wellcome Trust Science Writing Prize de 2012, escreve com regularidade para publicações como The Observer, Financial Times, Scientific American The New Statesman. É também o autor de The Perfect Bet, onde explica como é que a ciência e a matemática estão a retirar o fator sorte da equação relativamente ao jogo.
Site oficial: kucharski.io
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,882,387