"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Novos estudos sobre a Beira Baixa e o Geopark Naturtejo

Um novo estudo sobre as formas e paisagens da região da Beira Baixa, tendo como referência o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, foi agora publicado internacionalmente.


Os autores do trabalho são Carlos Neto de Carvalho, géologo do Serviço de Geologia do Município de Idanha-a-Nova e Joana Rodrigues, da empresa intermunicipal Naturtejo. A sua investigação resume 16 anos de trabalhos no âmbito da inventariação do Património Geológico e Geomineiro dos sete municípios que compõem o território classificado pela UNESCO, pelo Programa Internacional de Geociências e Geoparques, designadamente Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Com a marca da prestigiada Springer Nature, editora das mais reputadas revistas científicas internacionais, o livro entitulado “Landscapes and Landforms of Portugal” (em português Paisagens e Formas de Relevo de Portugal) faz parte de uma série dedicada às Paisagens Geomorfológicas Mundiais. Tendo como editor convidado, o Prof. Gonçalo Vieira e colaboradores da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o novo livro apresenta e explica a diversidade de paisagens naturais do nosso país, através de exemplos representativos e singulares que merecem ser melhor conhecidos pela comunidade científica internacional.

“A Cultura da Paisagem” é o título do trabalho apresentado neste livro pelos dois investigadores do Geopark Naturtejo. Neste capítulo é feita uma caracterização da evolução dinâmica da paisagem, ao longo de centenas de milhões de anos, cujos processos deram origem a algumas das mais extraordinárias formas de relevo existentes em Portugal, desde as monumentais Portas de Ródão, Portas de Almourão e Garganta do Zêzere, à Paisagem Protegida da Serra da Gardunha, aos relevos “Apalachianos” das serra dos Muradal, Penha Garcia e Talhadas, ao vale do Rio Erges e aos Montes-ilha que se estendem desde Monsanto até Penamacor. É explorada ainda a vincada importância da geodiversidade da vasta região em algumas das singularidades da constituição de uma paisagem cultural milenar, desde a a transformação da paisagem levada a campo pela exploração mineira romana, da zona ribeirinha do Rio Ponsul à formidável paisagem do Conhal do Arneiro, à escolha de locais de culto, como a Senhora do Almortão, Senhora da Redonda ou Senhora da Orada, e a festividades, como a Divina Santa Cruz em Monsanto.

No mesmo livro, que agora se encontra disponível pela Springer a todos os investigadores e universidades espalhadas pelo mundo, assim como todos os curiosos que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre a origem e evolução da paisagem portuguesa, encontram-se outros capítulos dignos de nota sobre a região da Beira Baixa. É de destacar o trabalho do Prof. Pedro Proença e Cunha sobre a região compreendida entre Sarzedas e Monfortinho. Este investigador da Universidade de Coimbra reúne aqui o seu trabalho de investigação realizado ao longo de 35 anos na região.

A publicação do trabalho de investigação aplicada de Carlos Neto de Carvalho e de Joana Rodrigues neste novo livro faz parte de uma estratégia de valorização internacional e cooperação científicas potenciável pela existência do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.

O objectivo é fomentar o desenvolvimento de novos olhares sobre a região em foco, através da atracção de equipas de investigação nacionais e internacionais para dar resposta a desafios permanentes e que se levantam no presente, desde o aproveitamento de recursos geológicos e energéticos, à gestão territorial e às alterações climáticas. Por outro lado, pretende-se que esta investigação científica de proximidade possa estar ao alcance de todos os interessados da região, através de formação para professores e técnicos, sessões de divulgação, visitas temáticas e projectos de valorização das paisagens e geodiversidade local, realizados pela equipa do Geopark Naturtejo e propostos pelos municípios que o constituem.

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,872,150