"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Ruby" e "Dia de Festa" em competição no Palm Springs

As curtas-metragens "Ruby” e “Dia de Festa” foram selecionados para a 26ª edição do Palm Springs International ShortFest, a decorrer numa versão virtual de 16 a 22 de junho.


As realizadoras portuguesas 
Mariana Gaivão, com “Ruby” e Sofia Bost, com “Dia de Festa”, fazem parte da seleção oficial do festival norte-americano, destacando-se entre o total de 6000 filmes submetidos. “Ruby” concorrerá pelo galardão de “Melhor Curta-Metragem de Imagem Real” e “Dia de Festa” está entre os filmes selecionados para a secção que competirá pelo prémio “Melhor Curta-Metragem Internacional”.

Tal como diversos festivais que, devido à pandemia global COVID-19, se viram obrigados a adaptar-se ao formato online, também Palm Springs optou por esta modalidade, ainda que com algumas diferenças. Apenas os filmes que já se encontram online serão disponibilizados para visualização gratuita no site do festival.

A segunda curta-metragem de Mariana Gaivão, cuja estreia ocorreu no Curtas Vila do Conde 2019, onde recebeu o prémio de “Melhor Realização”, já tem percorrido caminho por festivais de renome a nível mundial, como no Festival du Nouveau Cinéma de Montréal ou o Internacional Film Festival Rotterdam (IFFR). Produzido por Mariana Gaivão, Alexander Gerner e pela Primeira Idade de Pedro Fernandes Duarte e Joana Gusmão, o filme retrata uma juventude em autodescoberta, acompanhando a jovem Ruby nos dias antes da sua melhor amiga, Millie, regressar a Inglaterra, e conta com a participação de Ruby Taylor e Millie Romer.

Dia de Festa” é o primeiro filme de Sofia Bost e teve a sua estreia internacional na Semana da Crítica do Festival de Cannes e a estreia nacional no Curtas Vila do Conde 2019. Produzido pela Uma Pedra no Sapato, o filme acompanha o dia de Mena no aniversário da sua filha Clara, e conta com a participação das atrizes Rita Martins, Melissa Matos, Teresa Madruga, Sandra Celas, Mariana Silva, Sara Gonçalves e Fernanda Neves.

Durante a edição online do festival de Palm Springs, haverá masterclasses e painéis virtuais com convidados da indústria cinematográfica. Nas palavras dos organizadores do Palm Springs, o festival continua empenhado em “proporcionar um espaço para facilitar as ligações entre os criadores, a indústria” e o seu público. O palmarés do festival será anunciado em finais de julho, no site do festival.
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,959,841