"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A Balada de Iza", uma das obras maiores de Magda Szabó

Retrato da relação entre mãe e filha, crónica complexa de um desenraizamento, A Balada de Iza é igualmente a descrição fiel de uma sociedade húngara sob o peso do estalinismo e uma das obras maiores de Magda Szabó.


«Uma escrita melancólica, delicada como a graça.» - 
Lire

Após a morte do marido, um juiz afastado do cargo por motivos políticos, Etelka deixa a sua casa na província e muda-se para o apartamento da filha na moderna e buliçosa Budapeste dos anos pós-Segunda Guerra Mundial. Iza, uma médica respeitada, diligente e militante como o pai, organiza a vida da mãe até ao último pormenor, procurando eliminar quaisquer vestígios do passado e da sua dor. No entanto, arredada de todas as tarefas e decisões, a frágil e nostálgica Etelka vê-se encurralada numa espécie de não-existência, silenciosa e solitária. O amor de Iza controla o seu destino, tal como o de todos os que a rodeiam, alheio às consequências últimas dos seus veredictos.

«Uma reflexão dolorosa sobre a dificuldade de amar e de compreender o outro, sobre a intrínseca solidão humana.» - L’Obs

A Balada de Iza, de Magda Szabó (Elsinore | 320 pp | 20.99€).
Tradução direta do húngaro por Piroska Felkai.
Primeiros capítulos disponíveis para leitura em ww.cavalodeferro.pt.


Magda Szabó
 (1917 – 2007), escritora húngara e uma das vozes mais importantes da Literatura europeia do século XX, nasceu no seio de uma família protestante.

Durante o período de ocupação alemã e soviética do país, estuda Latim e Húngaro na Universidade da sua cidade natal, trabalha como professora, publica dois livros de poesia e é galardoada com o Prémio Baumgartner, em 1949. Atinge uma merecida projeção internacional com a publicação do romance A Porta (1987).

A sua obra está traduzida em mais de 30 línguas e foi distinguida com inúmeros prémios internacionais.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,183,496