"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cantora Uxía lança canção em defesa do idioma galego como património

A cantora e compositora galega Uxía lança "A fala", um videoclipe e single, gravado durante o confinamento, com a colaboração de Tanxugueiras e Faia, emergentes vozes femininas da música galega.


Uxía já tinha gravado esta canção, musicada por ela e pelo guitarrista Sergio Tannus a partir de um original do poeta galego Manuel María (1929-2004), mas "A Fala" ganhou nova vida por estes dias de confinamento devido à pandemia da covid-19, num videoclipe a que foi acrescentado baixo elétrico, harpa e os grupos corais Tanxugueiras e Faia, “voz femininas emergentes da música galega.”
O videoclipe, impulsionado pela plataforma cidadã “Queremos Galego”, conta ainda com inúmeros participantes, entre os quais os cantores Chico César, Ugia Pedreira e Ceumar. Nesta canção, estreada ao vivo no auditório da Casa-Museu dedicada ao poeta e gravada no livro-disco Uxía Canta a Manuel María (2016), escreveu o autor: “O idioma é un herdo,/ Patrimonio do pobo,/ Maxicamente vello,/ Eternamente novo. (…)/ Renunciar ao idioma/ É ser mudo e morrer/ ¡Precisamos a língua/ Se queremos vencer!”

Diretora artística do Festival Internacional da Lusofonía Cantos na Maré, Uxía já publicou em nome próprio dezena e meia de discos, a par de inúmeras colaborações noutros projetos, na Galiza e um pouco pelo mundo. A sua relação com Portugal e a música portuguesa é antiga, atuando em 1992 Festival Inter-Céltico do Porto, ainda integrada num grupo, e no ano seguinte já a solo, em Abril de 1993, as primeiras de muitas atuações que viria a protagonizar em espetáculos e festivais em Portugal.

 


por Nuno Pacheco, in Público | 7 de junho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,894,307