"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Open House Lisboa 2020: vá pelos seus ouvidos

Nona edição do evento vai realizar-se no fim-de-semana de 26 e 27 de setembro com um formato inédito.

Foto de Rui Gaudêncio


Certamente ainda marcada pela pandemia da covid-19, a Open House Lisboa vai ter a sua nona edição nos dias 26 e 27 de setembro. Às restrições que poderão ainda estar em vigor nessas datas, a organização do evento vai responder com um novo formato: oito passeios sonoros ao ar livre que contemplarão dezenas de espaços e projetos de arquitetura da capital.

O programa desta iniciativa da Trienal de Lisboa será “todo realizado em espaço exterior com o objetivo de reinterpretar e enriquecer o histórico do evento, adaptando-o à manutenção das recomendadas distâncias físicas”, diz a organização em comunicado.

A escolha dos passeios fez-se com base no Atlas de Arquitetura online Open House Lisboa, que reúne as quase três centenas de espaços visitados nas sucessivas edições da iniciativa, desde 2012. Para guiar os visitantes, a Trienal convidou oito figuras públicas: a jornalista Paula Moura Pinheiro, apresentadora do programa da RTP2 Visita guiada; a coreógrafa e dramaturga Lígia Soares, a realizadora Leonor Teles, a comunicadora Inês Meneses, o escritor Gonçalo M. Tavares, o músico Tomás Wallenstein, o historiador (e colunista do PÚBLICO) Rui Tavares e o arquiteto Gonçalo Byrne.

Segundo a organização, “o procedimento é simples”: basta descarregar os podcasts e o itinerário assinalado no mapa do site oficial da Open House Lisboa 2020 e seguir pela cidade adiante, “passeando ao som da voz de cada convidado”. A variedade de vozes e de áreas de trabalho manifesta no naipe dos convidados exprime o desejo da Trienal de catalisar “experiências sensoriais únicas, permitindo novas vivências e conhecimentos sobre a cidade”.

A presidente da EGEAC, Joana Gomes Cardoso, justifica o novo formato como uma resposta às condicionantes motivadas pela pandemia, garantindo que este “regresso às ruas lisboetas” se faz sem “comprometer a segurança do público”. “O contexto atípico que atravessamos ofereceu-nos a oportunidade de refletir sobre como podem a cidade e a sua arquitetura ser celebradas, embora de portas fechadas”, diz por sua vez Carolina Vicente, coordenadora do evento e membro da equipa executiva da Trienal.

Através destas experiências sonoras e performativas inéditas, a Open House Lisboa 2020 acredita poder continuar a cumprir a missão primordial do evento: “estreitar o diálogo entre o público, a cidade e a arquitetura”.


in Público | 23 de junho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,866,550