"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

À descoberta do arquivo: Roteiro da visita ao Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Viagem ilustrada pelo Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, roteiro recheado de descobertas, destinado ao público mais jovem.


Seguindo as passadas dos jovens estudantes Ana e Quim, os leitores acompanham as surpresas e explicações dos protagonistas acerca do que é um arquivo, para que serve e como funciona. No rasto de Ana e Quim, o roteiro dá a conhecer técnicas de preservação e conservação, apresenta a figura do conservador-restaurador e explica o que são os bibliófagos. Pelo caminho, os leitores espreitam a secular história da Misericórdia de Lisboa, numa “viagem por um Serviço que protege e guarda um dos bens mais importantes e valiosos do património cultural: a nossa Memória!” Nesta expedição não faltam sequer os passatempos e exercícios para os leitores testarem o que aprenderam, nomeadamente para vestirem a pele de um detetive de letras. A presente publicação constitui um instrumento de apoio às ações do serviço educativo do Arquivo Histórico e visa, por um lado, sensibilizar os mais jovens para a importância do tratamento e preservação do património histórico e cultural e, por outro lado, através do contacto direto com os documentos, incutir uma maior consciencialização das metodologias da pesquisa histórica.

Inclui passatempos como sopa de letras, o detetive de letras, o aprendiz de paleógrafo, jogo do verdadeiro ou falso e curiosidades históricas para aumentar o teu conhecimento.

Publicação disponível na Loja da Cultura online da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em https://lojadacultura.scml.pt/ e na loja do Museu de São Roque, situado no Largo Trindade Coelho, em Lisboa. PVP: 3.00€, com 40% de desconto até ao final do mês de junho de 2020.


Edição: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,203,036