"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Estação Imagem Coimbra dá voz à luta pela liberdade e ambiente

Edição deste ano começa a 5 de julho, com a inauguração de oito exposições.


O Prémio Estação Imagem 2020 Coimbra, que chegou a estar adiado sem data, devido à covid-19, vai arrancar a 5 de julho, com a inauguração de oito exposições.

O Prémio Estação Imagem, que decorre pela terceira vez em Coimbra, vai realizar-se "em condições particulares ditadas pelos condicionalismos de proteção de saúde", estando prevista a inauguração de oito exposições, a atribuição dos prémios de fotojornalismo e outras iniciativas, anunciou a organização, em comunicado enviado à agência Lusa.

Haverá uma "exposição inédita e de dimensão mundial", na Sala da Cidade, intitulada "SOS Clima", sobre a urgência ambiental e os efeitos das alterações climáticas, numa iniciativa que reúne trabalhos de cinco agências internacionais: Agence France-Presse, The Associated Press, European Pressphoto Agency, Getty Images e Reuters.

Essa exposição vai ficar em Coimbra até finais de setembro, acrescentou a organização.

A exposição "Hong Kong: A luta pela liberdade", de Felipe Dana, da Associated Press, e "Fim Do Califado", reportagem de Ivor Prickett feita para o The New York Times, são outras das propostas para a edição deste ano.

Coimbra recebe ainda a exposição "Guardiões da Vida Selvagem", de Brent Stirton, "A Caravana", de Guillermo Arias, sobre as migrações da América Central para os Estados Unidos, e "Rusgas às Favelas", trabalho de Patrick Chauvel, no Rio de Janeiro.

O olhar de Sarah Blesener sobre a militarização de jovens nos Estados Unidos e na Rússia, e a exposição "Na Terra", de Ana Brígida, vencedora da Bolsa Estação Imagem 2019, são outras das exposições que serão inauguradas no dia 05 de julho.

As exposições vão ocupar espaços do Convento São Francisco, do Edifício Chiado, da Casa Municipal da Cultura, do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e do Centro Cultural Penedo da Saudade.

O júri da edição deste ano do Prémio Estação Imagem, presidido por Patrick Chauvel, reuniu-se através de meios digitais para decidir os vencedores dos diversos prémios.

Também através de meios digitais vão decorrer as aulas abertas sobre edição e fotojornalismo.

A data e o local para o anúncio e entrega dos prémios deste ano ainda não estão definidos. Serão "oportunamente anunciados, em função da evolução das orientações das autoridades de saúde", explicou a organização.


por Lusa e Renascença | 25 de junho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,918,884