"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Fundação AFID Diferença comemora 15 anos

A Fundação AFID Diferença comemorou os seus 15 anos de existência. Para assinalar o dia, lança um vídeo de agradecimento onde inclui colaboradores, clientes e parceiros, dando ênfase à missão principal definida na sua constituição a 23 de junho de 2005.


A Fundação AFID Diferença foi instituída pela AFID - Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência, com 34 anos de atividade, e desenvolve a sua intervenção social com base no cuidado a pessoas de diferentes públicos e necessidades.

Assim, na data da sua constituição, foram definidos como objetivos: o de congregar as atividades da AFID, o seu património e colaboradores; as suas atividades de à prestação de serviços sociais e educacionais a crianças, idosos e pessoas com deficiência e, foi ainda estabelecida a denominação de “Fundação AFID Diferença”.

A Fundação AFID Diferença desenvolve, assim, um conjunto alargado de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade.

Foi, em Portugal, uma das primeiras instituições da área social a ser certificada pelas Normas ISO 9001, Marca ISS, Nível A e a segunda do país certificada pelo Referencial Ruropeu EQUASS Excellence (1) e a 12.º na Europa com esta certificação. É, também, a única organização do país a deter as três certificações.

Entre os marcos da Fundação está a inauguração, em 2013, do edifício AFID Geração, unidade que atende 153 pessoas, com uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), uma creche e onde está ainda sediado o Serviço de Apoio Domiciliário. Aposta de sucesso da Fundação, que teve um contributo precioso da Dra. Maria Lutegarda, antiga diretora da AFID, que deixa um trabalho notável em todos os seus anos de trabalho na Instituição.

Em 2018, a Fundação inaugurou, ainda, a Unidade de Neuro-Estimulação (UNE), resposta inovadora, de continuidade, especializada na área das demências, que de destina à população idosa com demência da área metropolitana de Lisboa que precisa de apoio durante o dia.

Em 2019, é criado o Prémio de Investigação Científica Dra. Maria Lutegarda, que visa reconhecer e dar continuidade ao trabalho da antiga diretora, com a implementação de novas metodologias de intervenção, a concretização de seminários, conferências e workshops na área da intervenção social.

A AFID, na sua globalidade, atende cerca de 1575 pessoas – nas áreas da infância (AFID Kids), com três creches, pessoas com deficiência (AFID Reab) e pessoas idosas (AFID Senior) - onde trabalham diariamente 243 colaboradores.

Trata-se de uma das principais instituições de solidariedade social do país, pela dimensão, abrangência e complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e intervenção técnica.

Para Domingos Rosa, presidente da Fundação AFID Diferença; “São 15 anos de sucesso desta Instituição, fruto do apoio de todos vós: clientes, familiares, parceiros e colaboradores, obrigado a todos”. 

Saiba mais em www.afid.pt 

Marcos na História da Fundação AFID Diferença

2005
- Ano de constituição, no dia 23 de junho, com sede no concelho da Amadora, por iniciativa da Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência, que conta já com 35 anos de existência.

2011 - A evolução ao longo das décadas visou sempre a excelência e o reconhecimento da sua atividade junto da sociedade e, como tal, conseguiu certificar os seus serviços – em fevereiro de 2011, com as respostas sociais de CAO (Centro de Atividades Ocupacionais), Lar e SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) pelos Modelos de Avaliação da Qualidade da Segurança Social, Nível A (Excelência), e todos os serviços prestados pela Norma Europeia EQUASS, Nível II – Excellence, sendo a única organização do país com estas três certificações e a 12.º na Europa com certificação EQUASS, Nível II – Excellence. (1)

2013– Inauguração do novo equipamento AFID Geração. A construção deste equipamento social foi a concretização de mais uma necessidade há muito sentida pela constante preocupação com a qualidade de vida, o apoio social no concelho da Amadora. Com esta unidade, a Fundação alargou, uma vez mais, as suas respostas sociais, aumentando o apoio a cerca de 142 novos clientes através de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), uma nova creche e incrementou a prestação do Serviço de Apoio Domiciliário. Este projeto contou com o apoio da Segurança Social, através do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – PARES e da Câmara Municipal da Amadora.
–  Acreditação da Fundação AFID Diferença como Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) – Aviso n.º 5834-A/2013, de 30 de Abril, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 85, de 3 de Maio de 2013.

2018 – A Fundação AFID implementou um projeto inovador na área das demências, a Unidade de Neuro-Estimulação (UNE).  A UNE funciona no equipamento social AFID Geração, integrado na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da instituição e destina-se à população idosa com demência da área metropolitana de Lisboa, mais concretamente, a pessoas com demência clinicamente diagnosticada, que necessitam de apoio especializado durante o dia. Paralelamente, proporciona também, acompanhamento clínico, psicossocial, apoio nas atividades de vida diária, alimentação e transporte.
A Unidade Neuro-estimulação (UNE) da AFID surge, assim, como uma resposta inovadora, de continuidade, especializada na área das demências, cujas intervenções junto dos clientes têm objetivos de grande importância, como seja evitar a progressão do quadro demencial, promovendo a autonomia e bem-estar na pessoa com demência e, ainda, possibilita o descanso de cuidadores e famílias.

2019 É criado o Prémio de Investigação Científica Dra. Maria Lutegarda, que visa reconhecer e dar continuidade ao trabalho da Dra. Maria Lutegarda, antiga Diretora da Fundação AFID, com a implementação de novas metodologias de intervenção, a concretização de seminários, conferências e workshops na área da intervenção social.  Com os primordiais objetivos de estimular e mobilizar investigadores, estudiosos e técnicos de reabilitação para o conhecimento sobre a reabilitação e a intervenção perto das pessoas com deficiência, através do desenvolvimento de trabalhos de investigação e de inovação e ainda, sensibilizar as universidades e a comunidade académica para o desenvolvimento do conhecimento da reabilitação e da deficiência.

Sobre a Fundação AFID Diferença
A AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência celebra em 2020 35 anos de existência. Ao longo do seu vasto percurso criou também a Fundação AFID Diferença, que por sua vez comemora 15 anos, uma instituição particular de solidariedade social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. É a primeira Instituição da área social, em Portugal, certificada pelas Normas ISO 9001:2008, pela Marca ISS, Nível A e pelo EQUASS Excellence. Atualmente, a AFID, na sua globalidade, atende perto de 1500 pessoas – Infância (AFIDKIDS), Pessoas com Deficiência (AFIDREAB) e Pessoas Idosas (AFIDSÉNIOR) - e para as quais trabalham diariamente 211 colaboradores. Trata-se de uma das principais instituições sociais do país – pela dimensão, abrangência e complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e intervenção técnica. A AFID enquanto associação de famílias mantém o seu objetivo ao nível da representação dos direitos das famílias e das pessoas com deficiência.
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,950,387