"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

2.ª Palestra CCOceanos: Série Especial "Década do Oceano"

2.ª Palestra CCOceanos:The Ocean Decade, com apoio da UNESCO-COI e do World Oceans Day, aconteceu no dia 8 de junho - Dia Mundial dos Oceanos, em LiveStream direto da Sala Cyrillo Soares no Museu Nacional de História Natural e da Ciência - MUHNAC em Lisboa.


Palestra:
 https://youtu.be/SoRHxbRDdTc

O Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos está a realizar este ano uma série especial de palestras em Lisboa sob o título CCOceanos: Década do Oceano reunindo oradores portugueses e dos demais países de Língua Portuguesa (via LiveStream remoto), com uma divulgação internacional nas plataformas digitais da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI-UNESCO) e do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., parceiro institucional desde 2019.

A 2.ª Palestra CCOceanos: Década do Oceano, sob o tema The Ocean Decade: Alterações Climáticas/Previsão dos Oceanos, teve lugar no dia 8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos – em LiveStream direto, na Sala Cyrillo Soares no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa.

Oradores convidados : Dra. Fátima Abrantes – Doutora em Oceanografia Geológica-Paleoceanografia e Investigadora Principal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Dr. João Vitorino – Oceanógrafo Responsável pela Rede de Monitorização do Canhão Submarino da Nazaré (Instituto Hidrográfico).

A jornalista náutica Nysse Arruda, fundadora e curadora do Centro de Comunicação dos Oceanos – CCOceanos, explica que esta série especial de palestras em Lisboa está a apresentar diversos temas relacionados à mais nova iniciativa da ONU no âmbito do oceano: A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), igualmente chamada de “Década do Oceano (The Ocean Decade)”, tornando assim Portugal num polo de comunicação e partilha de informação atualizada e conhecimento sobre o Oceano.

Esta série especial de palestras CCOceanos conta com o apoio da COI-UNESCO, entidade coordenadora das preparações da Década da ONU da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (http://oceandecade.org) que contribuiu com a identificação e seleção de temas para as palestras e a divulgação internacional dos links da Videoteca CCOceanos Palestras no canal YouTube.

Vinicius Grunberg Lindoso, encarregado de Comunicação da COI-UNESCO, explica que a colaboração com o Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos através desta série especial de palestras surgiu da necessidade de aumentar o número de ações informativas sobre o oceano e sobre a Década da ONU perante o público português e lusófono, construindo um maior entendimento das questão que abordará a 2.ª Conferência da ONU sobre o Oceano em Lisboa, entretanto adiada para 2021 devido ao atual quadro de crise pandémica mundial.

Além da renovação de parceria institucional com o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o CCOceanos conta também com o apoio de entidades de alcance nacional e internacional como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Casa da América Latina, a UCCLA-União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, o Centro Nacional de Cultura (CNC), o Instituto Hidrográfico, a Academia das Ciências de Lisboa, e também do Ministério do Mar, do Ministério do Ambiente e da Câmara Municipal de Lisboa e organizações não-governamentais (ONG’s) como a Marine MegaFauna Foundation, em Moçambique, e a Onda Verde e a Liga das Mulheres pelos Oceanos no Brasil.

Website: https://ccoceanos.wixsite.com/ccoceanos
Facebook: https://www.facebook.com/ccoceanos/
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,902,609