"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Dela Marmy apresenta "Flying Fishes"

Dela Marmy, projeto em nome próprio de Joana Sequeira Duarte (ex The Happy Mess), apresenta o segundo single do EP Captured Fantasy, álbum editado no final de março de 2020 (KPRecords*KillPerfection), com fotofilme para “Flying Fishes”.


Dela Marmy
, projeto em nome próprio de Joana Sequeira Duarte (ex The Happy Mess), apresenta o segundo single do EP Captured Fantasy, álbum editado no final de março de 2020 (KPRecords*KillPerfection), com fotofilme para “Flying Fishes”. Esta colaboração artística conta com o fotógrafo Alípio Padilha, a realizadora Joana Lourenço e a própria Joana Sequeira Duarte

O fotofilme parte da ideia contida na composição musical, em justaposição à letra. Assim, identificando na música os temas continuidade, movimento, procura, leveza, melancolia e mantra, transpôs-se para o nível visual, e através da sobreposição fotográfica, diferentes nuances da aquietação entre o corpo e cosmos, esse lugar em reposicionamento constante perante as movimentações da vida e, da Natureza, da qual a primeira é parte integrante

A letra de “Flying Fishes”, escrita por Raquel Serejo Martins a convite de Joana SD, acrescenta ainda uma outra perspetiva ao fotofilme e à canção. A escritora e poetisa conta sobre a letra: 

“É propositadamente metafórica.
É sobre peixes que voam.
É sobre pássaros que nadam.
É sobre o desamparo e o encontro.
É sobre noites em que a solidão pesa mais.
É sobre dois solitários que por uma noite, em bando, em cardume, se sentem menos sós”. 

“Flying Fishes”, a par da totalidade do EP, é produzido pelo músico e produtor Charlie Francis (também no baixo e misturas), com as participações de Nuno Roque (gravação e mistura), Vasco Magalhães (bateria), Tiago Brito e Steven Goundrey (guitarras) e Steve Fallone (masterização). 

O fotofilme de “Flying Fishes” pode de ser visto no YouTube, bem como o vídeo do single “Not Real”, realizado pela Casota Collective. O álbum completo está disponível para streaming e download nas várias plataformas digitais. 

Os concertos de apresentação, adiados devido à pandemia, serão reagendados assim que possível. 

Créditos fotofilme “Flying Fishes”
conceção artística Dela Marmy, Alípio Padilha e Joana Lourenço
fotografia Alípio Padilha
edição de vídeo Joana Lourenço 

Créditos “Flying Fishes”
música Dela Marmy
letra Raquel Serejo Martins
produzido por Charlie Francis
voz, synths Joana Sequeira Duarte
baixo, synths Charlie Francis
bateria Vasco Magalhães
guitarras Tiago Brito, Steven Goundrey
gravado por Nuno Roque no NuRecordings (PT), Charlie Francis na Alfred Street (UK)
misturado por Nuno Roque, Charlie Francis no NuRecordings
masterizado por Steve Fallone no Sterling Sound (USA)
editora KPRecords*KillPerfection 

DISCO CAPTURED FANTASY 
produção do segundo EP de Dela Marmy é de Charlie Francis, versátil e experiente músico/produtor inglês, que, ao longo dos seus 30 anos de carreira, tem trabalhado com bandas e artistas internacionais, entre os quais Manic Street Preachers, R.E.M., Kaiser Chiefs, The High Llamas, Toyah, Robyn Hitchock. Fruto desta colaboração, Joana percebe que tem em mãos um álbum de maior maturidade e consistência, ainda assim, sem prescindir da ingenuidade intrínseca às suas composições. 

Captured Fantasy é composto por cinco temas. Cada um deles é uma pequena viagem que nos pede tempo, por não serem óbvios. É um disco atento aos detalhes, às pequenas coisas, às pequenas histórias. Atento às margens, ao marginal. Que apetece fazer voar e fazer pensarIntimista e universal, sim, um paradoxo. 

Neste novo trabalho Joana convidou a escritora e poetisa Raquel Serejo Martins para a letra de “Flying Fishes” – tema de abertura do EP – e o lyricist galês TYTUN para participação no introspetivo “Take Me Back Home”. Os músicos que a acompanharam em estúdio são Vasco Magalhães (bateria), Tiago BritoSteven Goundrey (guitarras) e o próprio Francis (baixo). 

O teledisco de “Not Real”, single de antecipação revelado em fevereiro, foi realizado pela Casota Collective (elementos dos First Breath After Coma). O colectivo leiriense reflete sobre a certeza que se tem do que é real, abordando também a perceção dos outros em relação a cada realidade individual. Viver numa fantasia/realidade que não é reconhecida, passar e pisar o limite dos padrões sociais, estender e contornar as fronteiras do real, inventar, sugerir e arquitetar horizontes mais amplos à vida, inevitalmente finita

Todas as imagens promocionais, incluindo as capas do EP e single, são concebidas em colaboração com os artistas JAS, Alípio Padilha e Filipa Areias – pintura, fotografia e design, respetivamente. 

O mais recente EP de Dela Marmy devolve-nos as sensações etéreas, melódicas e esbatidas do anterior trabalho – características que frequentemente associamos ao Dream Pop – ao mesmo tempo que torna proeminente uma outra forma de linguagem, depurada e obscura

BIOGRAFIA JOANA SEQUEIRA DUARTE 
Joana Sequeira Duarte tem desenvolvido o seu trabalho artístico no cruzamento interdisciplinar entre a Música e Performance. 

Estreou-se, em 2019, em nome próprio com o projeto Dela Marmy (Dream Pop / Indie Rock), editando os singles “Empty Place”, “Stellar”, “Mari Wolf” e “Secretly Here”, que viriam a resultar num primeiro EP Dela Marmy (KPRecords – edição exclusiva em vinil).

Em 2017 Joana teve o enorme prazer de participar no Festival da Canção, com a autoria da letra “My Paradise” para a composição de Toli César Machado (GNR) e interpretação de David Gomes. 

Entre 2011 e 2017 integrou a banda The Happy Mess (synths / voz), tendo participado na criação de dois álbuns e ao vivo em inúmeros concertos, em auditórios e festivais, em Portugal e no estrangeiro. 

Formada em Dança pela Escola Superior de Dança do IPL e em Arquitectura pela Universidade do Minho, especializou-se, em Performance e Coreografia no Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança (Lisboa)Estudou piano na Escola de Música Osnabrück (Vilarandelo / Valpaços) e concluiu o 5º Grau de Piano e Formação Musical (Conservatório de Música do Porto). 

Como coreógrafa e música, o seu trabalho performativo tem-se debruçado, sobretudo, nestas duas áreas artísticas, como são exemplo: o dueto em co-criação com Lucia di PietroFantastic Moments of Understanding; a peça de grupo The Dross; e o solo That soundddddd buuuuufffffff

Como performer, foi intérprete de Madalena Brak-Lamy em Into the Tranquility e Passion Fruits e participou em Oil Aint’ All, JR do Teatro Praga, Sub-Reptício – Corpo Clandestino de Vera Mantero, Ana Borralho, João Galante e Manual de Instruções de Victor Hugo Pontes

FICHA TÉCNICA EP 
Alinhamento EP
1. “Flying Fishes”
letra Raquel Serejo Martins | música Joana Sequeira Duarte
2. “Tempest”
letra Joana Sequeira Duarte, Charlie Francis | música Joana Sequeira Duarte
3. “Old Human”
letra Joana Sequeira Duarte, Charlie Francis | música Joana Sequeira Duarte
4. “Not Real”
letra Joana Sequeira Duarte, Charlie Francis | música Joana Sequeira Duarte
5. “Take Me Back Home feat. TYTUN”
letra Joana Sequeira Duarte, TYTUN, Charlie Francis | música Joana Sequeira Duarte 

Créditos EP
produzido por Charlie Francis
voz, synths Joana Sequeira Duarte
baixo, synths Charlie Francis
bateria Vasco Magalhães
guitarras Tiago Brito, Steven Goundrey (UK)
voz rap TYTUN, em “Take Me Back Home”
coros Nuno Roque, em “Take Me Back Home”
gravado por Nuno Roque no NuRecordings (Lisboa), Charlie Francis na Alfred Street (Cardiff, UK)
misturado por Nuno Roque, Charlie Francis no NuRecordings (Lisboa)
masterizado por Steve Fallone no Sterling Sound (New Jersey, USA)
editora KPRecords*KillPerfection 

Artwork
pintura JAS
fotografia Alípio Padilha
design Filipa Areias [Play Creative Studio] 

apoio Câmara Municipal de Lisboa - Polo Cultural Gaivotas | Boavista
agradecimentos João Alexandre Silva, Francisco Grilo, Joana Rocha, Lucia di Pietro e Fantastic Moments of Understanding 

Créditos vídeo “NOT REAL”
Teledisco da Casota Collective
Realizador e Diretor de fotografia Tiago Gomes
Câmara Tiago Gomes
Assistente de câmara Telmo Soares
Produtores Miguel Ferraz e Pedro Marques
Cabelos e Maquilhagem Marco Ferreira
Edição & pós-produção Tiago Gomes 

Instagram 
Facebook 
YouTube 
Spotify 
iTunes 
Apple Music 
Bandcamp
Deezer 
Soundcloud 


Visitas
51,987,967
>