"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Católica no Porto lança nova edição da pós-graduação em Música Sacra

Curso, promovido em conjunto pela Escola das Artes e pela Faculdade de Teologia, aposta no diálogo entre fé, cultura, arte, ciência e ensino.


Desenvolver, qualificar e promover a música da Igreja. Este é apenas um dos objetivos da pós-graduação em Música Sacra, formação inovadora e única em Portugal. Resultado da sinergia de saberes da Escola das Artes e da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, o curso procura criar, desenvolver e acompanhar o diálogo entre fé, cultura, arte, ciência e ensino.

Durante a formação, os alunos terão a oportunidade de conhecer e entender a Música Sacra como um dos fundamentos da cultura cristã, assim como as diversas formas de ligação entre o tesouro musical da Igreja e as necessidades atuais das comunidades. A pós-graduação visa, desta forma, resgatar para o mundo universitário a importância da arte e cultura cristãs.

Para Pedro Monteiro, docente da Escola das Artes e coordenador da pós-graduação, “a música da Igreja, filão inesgotável de obras de arte maiores e, ao mesmo tempo, expressão quotidiana e inseparável da liturgia cristã, exige atenção especial”. “Esta formação pretende, por isso, dedicar-se às composições musicais, à liturgia em si, ao domínio técnico e artístico das formas, dos instrumentos e, acima de tudo, colocar-se ao serviço da comunidade”, acrescenta. “No contexto nacional, e uma vez detetadas as necessidades primárias das diversas comunidades, impõe-se uma resposta prática no universo da Música Sacra que passe pelo aperfeiçoamento das capacidades existentes, pela criação de novos nichos de desenvolvimento e pelo reforço da criação de novos repertórios”, conclui Pedro Monteiro.

Formação destaca-se pela forte componente prática

A conjugação de competências da Escola das Artes – a única instituição portuguesa de Ensino Superior com formação em Música Sacra – e da Faculdade de Teologia – estrutura de reconhecida reputação na formação de teólogos e liturgistas – possibilita uma formação inovadora, que se destaca pela forte componente prática. A este nível, refira-se que os estudantes terão à disposição um conjunto de equipamentos, instrumentos e infraestruturas. Mais informações em http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-oferta-formativa/pos-graduacao-musica-sacra.

Visitas
51,987,922
>