"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Católica no Porto lança nova edição da pós-graduação em Música Sacra

Curso, promovido em conjunto pela Escola das Artes e pela Faculdade de Teologia, aposta no diálogo entre fé, cultura, arte, ciência e ensino.


Desenvolver, qualificar e promover a música da Igreja. Este é apenas um dos objetivos da pós-graduação em Música Sacra, formação inovadora e única em Portugal. Resultado da sinergia de saberes da Escola das Artes e da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, o curso procura criar, desenvolver e acompanhar o diálogo entre fé, cultura, arte, ciência e ensino.

Durante a formação, os alunos terão a oportunidade de conhecer e entender a Música Sacra como um dos fundamentos da cultura cristã, assim como as diversas formas de ligação entre o tesouro musical da Igreja e as necessidades atuais das comunidades. A pós-graduação visa, desta forma, resgatar para o mundo universitário a importância da arte e cultura cristãs.

Para Pedro Monteiro, docente da Escola das Artes e coordenador da pós-graduação, “a música da Igreja, filão inesgotável de obras de arte maiores e, ao mesmo tempo, expressão quotidiana e inseparável da liturgia cristã, exige atenção especial”. “Esta formação pretende, por isso, dedicar-se às composições musicais, à liturgia em si, ao domínio técnico e artístico das formas, dos instrumentos e, acima de tudo, colocar-se ao serviço da comunidade”, acrescenta. “No contexto nacional, e uma vez detetadas as necessidades primárias das diversas comunidades, impõe-se uma resposta prática no universo da Música Sacra que passe pelo aperfeiçoamento das capacidades existentes, pela criação de novos nichos de desenvolvimento e pelo reforço da criação de novos repertórios”, conclui Pedro Monteiro.

Formação destaca-se pela forte componente prática

A conjugação de competências da Escola das Artes – a única instituição portuguesa de Ensino Superior com formação em Música Sacra – e da Faculdade de Teologia – estrutura de reconhecida reputação na formação de teólogos e liturgistas – possibilita uma formação inovadora, que se destaca pela forte componente prática. A este nível, refira-se que os estudantes terão à disposição um conjunto de equipamentos, instrumentos e infraestruturas. Mais informações em http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-oferta-formativa/pos-graduacao-musica-sacra.

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,873,081