"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Nova edição do Sermão de Santo António aos Peixes

Intemporal, o Sermão de Santo António aos Peixes, escrito há mais de três séculos, é um símbolo da defesa da universal dignidade humana e a sua leitura é hoje, mais do que nunca, urgente.


O julgamento, baseado em ignorância e intolerância, de que o seu autor, o Padre António Vieira, tem sido alvo nos últimos tempos, levou a Guerra e Paz Editores a publicar este extraordinário texto de defesa dos índios e de contestação dos colonos.

Imaginação, sátira e arrebatamento marcam a soberba construção literária desta jóia da retórica e da história da literatura. Um clássico entre os clássicos, o Sermão de Santo António aos Peixes é um texto obrigatório que nos toca e que expõe a ganância, a corrupção e os desequilíbrios sociais da humanidade.

«Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande.» Através desta alegoria, o Padre António Vieira imputa aos peixes, «essa primeira criatura de Deus», aquilo que queria arguir aos colonos, que insistiam em não querer ouvir os seus sermões em São Luís do Maranhão, no Brasil.

Este brilhante texto argumentativo fez do seu autor um dos maiores mestres da língua portuguesa. Dele José Saramago disse: «A língua portuguesa nunca foi mais bela que quando a escreveu esse jesuíta.» E também Fernando Pessoa admirou o Padre António Vieira, considerando-o «um imperador da língua».

O sermão aqui descrito foi entoado no dia de Santo António, 13 de Junho, de 1654, nas vésperas de Vieira viajar até Lisboa para obter do rei leis que obstaram à escravatura dos índios.

Três séculos depois, este símbolo da defesa da universal dignidade humana é visto, por vozes parciais e intolerantes, como um «esclavagista selectivo», num exercício ideológico de revisionismo histórico. Ler Vieira é a melhor forma de preservar o seu património histórico e literário, rejeitar ruídos ignóbeis e evitar os novos autoritarismos.

Esta nova edição inclui uma nota introdutória, uma cronologia da vida e obra do Padre António Vieira e a análise «Os peixes: virtudes e defeitos», da autoria da lexicógrafa Ana de Castro Salgado, igualmente responsável pela fixação de texto do sermão, e ainda uma carta do Padre António Vieira ao rei D. Afonso VI.

Um regresso à colecção Clássicos Guerra e Paz, na qual a editora apresenta escolhas gráficas arrojadas e uma selecção de obras imprescindíveis para os amantes de literatura universal. O Sermão de Santo António aos Peixes chega às livrarias de todo o país e poderá ainda ser adquirido no site oficial da editora. 

Sermão de Santo António aos Peixes
Ficção / Literatura Portuguesa
96 páginas · 15x23 · 10,50 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,183,915