"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Não é demasiado tarde para aprendermos a salvar as abelhas

Um livro envolvente e informativo sobre uma causa de grande importância para a Humanidade: o declínio da população mundial de abelhas e os impactos no meio-ambiente.


A Abelha Boa: Um Elogio às Abelhas e o Caminho para as Salvar 
(ed. Vogais | 176 pp. | 15,49€) dá a conhecer o papel que as abelhas desempenham no mundo natural, o relacionamento que sempre tiveram connosco ao longo dos tempos, as ameaças que enfrentam e o que todos podemos fazer para as salvar. A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui

Profusamente ilustrado, o livro inclui histórias, curiosidades e receitas, ao mesmo tempo que nos leva numa viagem à descoberta das complexidades do comportamento das abelhas.

Sinopse

Um voo pela relação especial das abelhas com o homem Sem abelhas, o mundo simplesmente não funcionaria. Ajudar e proteger estas preciosas criaturas torna-se, assim, imperativo para a sobrevivência do planeta. No entanto, não se pode salvar o que não se ama, tal como não se pode amar o que se desconhece, e este livro vem colmatar essa lacuna.

Os especialistas Alison Benjamin e Brian McCallum partilham a sua admiração por esta vital e misteriosa criatura, ao mesmo tempo que indicam o caminho para uma viagem de descoberta às complexidades do seu comportamento. Fique a conhecer o papel que as abelhas desempenham no mundo natural, o relacionamento que sempre tiveram connosco ao longo dos tempos, as ameaças que enfrentam e o que todos podemos fazer para as salvar.

Cinco medidas simples para ajudar as abelhas:

  • Plantar flores, arbustos e árvores para as abelhas durante todo o ano;
  • Disponibilizar locais e materiais para elas nidificarem;
  • Evitar herbicidas e pulverizadores de inseticidas;
  • Deixar a relva crescer;
  • Criar um bebedouro para as abelhas.

«Este livro também mergulha na relação especial das abelhas com o Homo sapiens. As abelhas fornecem alimento, doçura, luz de velas e medicamentos desde que a humanidade começou a recolher mel, há 20 mil anos. Agora estão a dar-nos um sinal, como o canário na mina de carvão, de que o futuro delas está ameaçado e com ele a vida na Terra tal como a conhecemos. (…)

Assim, esperamos que, acima de tudo, este livro ajude a que as pessoas se apaixonem pelas abelhas à sua volta. Porventura, se conseguirmos atribuir nomes e rostos às há muito ignoradas, mas singularmente sedutoras, abelhas solitárias, com as suas patas peludas, tufos ruivos e engenhosas técnicas de construção de lares, então teremos uma melhor hipótese de salvar a polinizadora principal da natureza — e, pelo caminho, a nós próprios.» pp. 6-7

SOBRE OS AUTORES

Alison Benjamin é editora no jornal The Guardian. Brian McCallum é apicultor e ex-inspetor governamental. Juntos, fundaram a Urban Bees, empresa que pratica a apicultura em ambiente urbano, mantendo colmeias em terraços, gerindo «hotéis» para abelhas solitárias e indicando o caminho para a manutenção de jardins amigos destes insetos. Tudo isto ao mesmo tempo que sensibilizam a opinião pública para a importância das abelhas no mundo citadino. Autores de vários livros sobre abelhas, Alison e Brian são casados, vivem em Hackney, no leste de Londres, e acreditam que as abelhas são seres infinitamente fascinantes.

Agenda
Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,975,168