"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Coro Leal da Câmara participa em intercâmbio online com coros de Espanha e Reino Unido

No passado mês de abril, o Coro Leal da Câmara, do Conservatório de Música de Sintra, tinha prevista uma deslocação a Inglaterra para um intercâmbio com o Worle Chorale, Weston Chorale Society (Inglaterra) e Ateneo Coral (Espanha), que visava a interpretação conjunta da obra Nidaros Jazz Mass, de Bob Chilcott.


A pandemia provocada pela Covid-19 impossibilitou a viagem, mas não esmoreceu o entusiasmo.

Os elementos dos quatro grupos passaram a encontrar-se numa plataforma digital todas as semanas, para preparar a interpretação dessa obra, e, acima de tudo, para conversar, conviver e falar sobre os desafios que este “novo normal” traz ao universo da música. A impossibilidade de cantarem em sincronia, em direto, impossibilitou a interpretação da missa jazz, contudo, o maestro dos coros ingleses, Howard Sayer, propôs o desafio de interpretarem a peça Like a Rainbow Shinning, recém-escrita pelo compositor inglês Will Todd como uma mensagem de esperança em tempos de incerteza, e disponibilizando-a gratuitamente para que fosse cantada por todo o mundo.

A viagem ficou prometida para mais tarde, mas a distância não impediu o surgimento dessa primeira obra cantada por todos, a partir de gravações feitas por cada membro dos coros nas suas casas, nos seus países.

O vídeo com a participação dos quatro coros está já disponível no YouTube. A amizade talvez fique para sempre, nascida em circunstâncias tão peculiares e adversas.

O Coro Leal da Câmara foi fundado em 1993, no Conservatório de Música de Sintra, pelo professor Humberto Castanheira, ainda hoje o seu maestro. Em 2018 assinalou 25 anos de dedicação à música coral. O seu repertório inclui obras de vários estilos e épocas desde o renascimento ao século XX. Com um trabalho regular e uma formação de jovens estudantes e antigos alunos do Conservatório de Música de Sintra, o Coro Leal da Câmara tem participado em diversos eventos e festivais nacionais e internacionais, nomeadamente em Espanha, Hungria, Itália, Noruega e França.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,948,794