"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

100 ANOS DE “CLEPSYDRA”, de Camilo Pessanha

Foi em 1920, há precisamente um século, que Ana de Castro Osório viria a publicar, ainda durante a vida do autor, aquele que é o único livro de poesia de Camilo Pessanha: “Clepsydra”.

 

Principal representante do simbolismo em Portugal, Camilo Pessanha foi um precursor do modernismo de “Orpheu”, influenciando significativamente poetas como Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro ou, mais tarde, Eugénio de Andrade.

Com introdução de Helena Buescu (Universidade de Lisboa), as duas edições bilingues de “Clepsydra – A Poesia de Camilo Pessanha" publicadas pela Lisbon Poets & Co. (Português/Espanhol e Português/Inglês) apresentam não só as primeiras traduções integrais da obra poética do autor nessas línguas, mas também a mais recente fixação de toda a sua poesia em língua portuguesa, à luz de documentos entretanto conhecidos pela mão de Paulo Franchetti (Universidade Estadual de Campinas, Brasil), um dos mais reconhecidos especialistas na obra de Pessanha e responsável pela única edição crítica da sua poesia.

Até 15 de Julho, em parceria com um conjunto de livrarias independentes portuguesas e a Livraria da Travessa Lisboa (à qual se associa, para efeitos de divulgação, a rede Livrarias da Travessa no Brasil), vamos deixar aqui um conjunto de vídeos com leituras de poemas do autor em português, inglês e espanhol, assim como algumas considerações sobre a sua obra, pela voz dos tradutores Jeffrey Childs (Jeff Childs), Jeronimo Pizarro e María Matta (María De Las Mattas), da introdutora Helena Buescu, do organizador Paulo Franchetti e do ilustrador André Carrilho.

Os interessados poderão, até 15 de Julho, adquirir qualquer uma das versões bilingues do livro com 10% de desconto (antes €16.80, agora €15.13) e portes grátis para todo o território nacional, bastando enviar um email para uma das livrarias aderentes, cujos contactos indicamos abaixo:

Flâneur (Porto): flaneurlivros@gmail.com
Leituria (Lisboa): livros@leituria.com
Ler Devagar - Livrarias de Óbidos: obidos@lerdevagar.com
Letras Lavadas (Ponta Delgada, Açores): livraria@letraslavadas.pt
Livraria Arquivo (Leiria): arquivo@arquivolivraria.pt
Livraria Centésima Página (Braga): livraria@centesima.com
Livraria da Travessa Lisboa: livraria@travessa.pt
Livraria Ferin (Lisboa): agenda@ferin.pt
Livraria Ler Devagar (Lisboa): livraria@lerdevagar.com
Poetria (Porto): livraria@poetria.pt
Snob (Lisboa): livrariasnob@gmail.com

Para efectuar o seu pedido, deve indicar no assunto do email a referência “Clepsydra, 100 anos Espanhol” e/ou "Clepsydra, 100 anos Inglês", deixando os seguintes dados: morada e nome para entrega do livro; nome, morada e NIF para facturação.

A Lisbon Poets & Co. e as livrarias aderentes agradecem o seu interesse. Boas Leituras!


 

LEITURAS JÁ PUBLICADAS NAS REDES SOCIAIS:

Leitura da Professora Helena Buescu:
https://www.facebook.com/lisbonpoets.co/videos/3195106967178534/

Leitura do Professor Jeffrey Childs
https://www.facebook.com/lisbonpoets.co/videos/273327243901827/ 

Leitura do Professor Paulo Franchetti 
https://www.facebook.com/lisbonpoets.co/videos/636285546960084/  

Leitura do Professor Jerónimo Pizarro
https://www.facebook.com/lisbonpoets.co/videos/4634469356578766/  

Leitura da Tradutora María Matta
https://www.facebook.com/lisbonpoets.co/videos/201936394504712/  

Leitura de André Carrilho
https://www.facebook.com/lisbonpoets.co/videos/986657045096177/  

Helena Buescu sobre Camilo Pessanha
https://www.facebook.com/lisbonpoets.co/videos/726407734802158/
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,887,119