"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Oeiras cria o maior Prémio de Poesia da Língua Portuguesa

As candidaturas ao “Prémio de Poesia Oeiras” estão abertas a todos os residentes nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Com 20.000 euros na modalidade de consagração e 5.000 euros na modalidade de revelação, este é o prémio com maior valor pecuniário para a Poesia em Língua Portuguesa.

O Município de Oeiras, ao longo dos anos, tem assumido um papel de promotor e de patrono da Poesia, através de inúmeras iniciativas de que é marco a criação do Parque dos Poetas e do Templo da Poesia, infraestrutura cultural e paisagística única a nível nacional e internacional. Não será, pois, de estranhar que o Município tenha elegido este género literário como um dos eixos principais no quadro da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027 (CEC27).

A criação do “Prémio de Poesia Oeiras” faz, precisamente, parte da estratégia da candidatura a CEC27, no eixo “Oeiras, Capital da Poesia e das Culturas de Língua Portuguesa”.

O Prémio Consagração destina-se a autores de língua portuguesa com obras literárias que tenham sido publicadas em Portugal ou nos restantes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no último ano, ou que estejam em vias de publicação (pré-publicação ou impressão) por parte de uma editora com reconhecida representatividade no panorama nacional do país de origem do autor.

O Prémio Revelação traduz-se na edição da obra premiada com o apoio do Município de Oeiras, e destina-se a autores de Língua Portuguesa, residentes em Portugal ou qualquer um dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com obras literárias que sejam inéditas e cuja qualidade literária será avaliada pelo júri do concurso.

A receção das obras terá lugar até ao dia 23 de outubro de 2020 e só são admitidas a concurso as obras apresentadas sob anonimato.

Os trabalhos devem ser enviados em formato digital para a Divisão de Cultura do Município de Oeiras (premiopoesiaoeiras@cm-oeiras.pt), sob o Assunto: "Candidatura ao Concurso do Prémio Revelação de Poesia de Oeiras".

Conjuntamente com os trabalhos devem ser facultados os dados seguintes, que ficam em sigilo (sem conhecimento por parte do Júri) arquivados na Divisão de Cultura: Pseudónimo; Identificação completa do(a) autor(a); Morada completa; Idade; Contatos telefónico; e, endereço de e-mail.

O júri do Prémio de Consagração é constituído por Jorge Barreto Xavier (em representação da Câmara Municipal de Oeiras), Ana Patrícia Infante (em representação do patrono do prémio), Mia Couto, António Carlos Secchin e Fernando Pinto Amaral.

O júri do Prémio de Revelação é constituído por João Mendes Rosa (em representação da Câmara Municipal de Oeiras), Ana Patrícia Câmara (em representação do patrono), Kalaf Epalanga, Ronaldo Cagiano e Jorge Reis Sá.

O anúncio do Prémio de Consagração e do Prémio de Revelação será feito em dezembro de 2020. A cerimónia de atribuição decorrerá no dia 21 de março de 2021 – Dia Mundial da Poesia.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,916,143