"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Caricaturas de Amália no Aeroporto (do Porto)

Até 15 de julho ainda podem ser apreciadas as caricaturas sobre Amália Rodrigues estão patentes Aeroporto Francisco Sá Carneiro, assinalando o centenário da diva do fado. 


Integrada no PortoCaroon-World Festival, a exposição mostra mais de 30 caricaturas de Amália vindas de vários cantos do mundo.

A mostra tem estado patente desde janeiro, mas esteve fechada durante o tempo de confinamento. Em plenas celebrações do centenário de Amália, esta exposição constitui uma forma de homenagear a fadista que muito contribuiu para a escolha do fado como Património Imaterial da Humanidade (UNESCO, 2011). Foi neste contexto que o Museu Nacional da Imprensa, através do PortoCartoon e em colaboração com a ANA-Aeroportos de Portugal, decidiu destacar a efeméride com o humor mundial. 

Os desenhos fazem parte do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon-World Festival, iniciativa que tem homenageado figuras nacionais e estrangeiras, como Mandela, Chaplin, Picasso, Bob Dylan, Woody Allen, Saramago, Manoel de Oliveira, Siza Vieira, Cristiano Ronaldo e Fernão de Magalhães, entre outras.

Amália Rodrigues atraiu o humor de cartunistas de vários países, como Argentina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Egipto, Espanha, Finlândia Índia, Irão, Itália, México, Perú, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia. Por decisão do Júri internacional, o primeiro prémio foi conquistado pelo artista português António Santos-Santiagu, o segundo por Matias Montedoro (Espanha) e o terceiro por Aurélio Mesquita (Portugal).

A exposição tem a curadoria do diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, e releva características singulares da fadista. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,193,231