"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Convento dos Capuchos reabre após obras de restauro e de requalificação

No próximo dia 1 de agosto, o Convento dos Capuchos reabrirá ao público, após a conclusão de diversas intervenções de conservação e restauro de grande dimensão, cujo impacto significativo na  circulação no espaço levou ao encerramento do monumento a 18 de novembro de 2019.


A data de reabertura é assinalada com a visita ‘Do Musgo e da Cortiça – O Restauro do Convento dos Capuchos’, que dará a conhecer a complexidade e a minúcia de um dos processos de conservação e restauro mais sensíveis dos 20 anos de história da Parques de Sintra. O fim desta significativa etapa do projeto global de recuperação do Convento dos Capuchos estava programado para 1 de junho de 2020, porém, os efeitos da pandemia obrigaram ao seu adiamento. Na fase que se segue, as intervenções que continuarão a decorrer serão de menor proporção, voltando a estar reunidas as necessárias condições de segurança e de qualidade da experiência de visita a este monumento.

As obras que, na data da reabertura do monumento ao público, já se apresentarão concluídas obedecem a uma estratégia global, definida por uma equipa multidisciplinar e fundamentada num conjunto de princípios, que permitiu encontrar delicadas soluções de compromisso entre a estabilidade e a segurança das estruturas, em que a preservação da identidade material e histórica deste património prevaleceu sempre.

Entre elas, estão as intervenções em diversas construções exteriores ao edifício principal, nomeadamente, o Terreiro da Fonte, a Capela do Senhor no Horto, o Forno do Pão, a Casa de Fresco, o Tanque das Hortas e a Casa dos Alguidares. No edifício principal, estão também concluídas a recuperação das coberturas do convento, o restauro da Cela do Guardião e a execução das infraestruturas interiores. A Casa das Hortas foi igualmente recuperada e dotada de novas valências, designadamente, instalações sanitárias e um espaço de estadia para os visitantes, que servirá também de sala polivalente para a realização de atividades, e foi restaurado o Celeiro, onde será instalado um núcleo museológico deste monumento. Este último, terá em exposição alguns dos objetos recolhidos nas diversas campanhas arqueológicas que têm vindo a acompanhar as intervenções, bem como algumas peças do acervo do convento que se encontram guardadas em reserva.

Os trabalhos até agora realizados têm tido o acompanhamento permanente da especialidade de Arqueologia da Arquitetura. O cruzamento dos dados historiográficos com a realização de sondagens arqueológicas no interior do convento permitem que, no final da intervenção, venha a ser possível compreender melhor as fases construtivas do edifício, as alterações que este sofreu ao longo do tempo e o uso que era dado aos espaços.

Com vista a promover uma experiência de visita mais integrada com a natureza e a valorizar as características inerentes a um convento intrinsecamente ligado aos valores naturais, a rede de caminhos e o parque de estacionamento foram, por sua vez, beneficiados, estando em curso a renaturalização da zona de acesso ao monumento, com vista ao melhoramento do enquadramento do património construído e ao enriquecimento do património natural envolvente. Por ter menor impacto na circulação no espaço, a campanha de conservação e restauro dos revestimentos interiores do convento e do respetivo património integrado e móvel continuará a ser conduzida, após a reabertura, de acordo com a política “Aberto para Obras” da Parques de Sintra. Este conceito associa à experiência de visita o contacto com as intervenções em curso, sempre que este último não coloque em causa a segurança das pessoas. Reveste-se de um caráter pedagógico, já que possibilita o diálogo entre os visitantes e os técnicos envolvidos e promove uma melhor compreensão das exigências da conservação do património e do investimento humano e financeiro necessário para a concretizar.

Visita ‘Do Musgo e da Cortiça – O Restauro do Convento dos Capuchos’ dá a conhecer o projeto 
No dia da reabertura, realiza-se a visita ‘Do Musgo e da Cortiça – O Restauro do Convento dos Capuchos’, que pretende proporcionar aos visitantes a descoberta e a compreensão do complexo processo de conservação, restauro e requalificação, que foi iniciado 2013. Envolvendo uma equipa multidisciplinar, o projeto incide na recuperação do conjunto edificado, de todos os elementos construídos e decorativos e aposta na experiência da visita, potenciada por novas valências.

Esta visita integra o programa “Visitas aos Bastidores”, uma nova proposta da Parques de Sintra para este verão, que visa dar a conhecer temas e espaços dos parques e palácios sob sua gestão que não estão acessíveis ao público. As visitas são guiadas pelos técnicos que trabalham nos bastidores e que desvendam os segredos do seu trabalho diário. A participação é limitada a 10 pessoas e exige inscrição prévia. O programa completo e demais informações estão disponíveis para consulta no site da Parques de Sintra.

Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua
A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Em 2019, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 3,7 milhões de visitas, 90% das quais por parte de estrangeiros.

Recebeu, em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação. São acionistas da PSML a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

www.parquesdesintra.pt
www.facebook.com/parquesdesintra
https://www.instagram.com/parquesdesintra/ 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,180,121