"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A partir de setembro, e "em tempo de guerra", a dança vai tomar conta do Teatro Municipal do Porto

Chronicle, espetáculo que a Companhia Nacional de Bailado trará ao Rivoli no âmbito do programa Dançar em tempo de guerra DR Canzone per Ornella, de Raimund Hoghe_Rosa Frank


Um ciclo dedicado à coreógrafa cabo-verdiana Marlene Monteiro Freitas, a celebração do centenário de Merce Cunningham e o regresso de nomes fortes como Raimund Hoghe ou Jérôme Bel marcarão o primeiro semestre da temporada 2020/2021 do Teatro Municipal do Porto, onde reinará a recalendarização de peças que a pandemia manteve longe do palco. Programação completa é apresentada a 8 de setembro.

É a 17 de setembro que as salas de espectáculos do Rivoli e do Campo Alegre, os dois pólos do Teatro Municipal do Porto (TMP), celebram o reencontro com o palco. E este será, segundo o diretor Tiago Guedes, citado pela Lusa, um “início de temporada duplo”. O primeiro fim-de-semana será dedicado ao teatro: A Vida Vai Engolir-vos, peça de dez horas em que o ator e encenador Tónan Quito adaptará, de uma assentada, quatro grandes textos dramáticos de Anton Tchékhov (A Gaivota, Três Irmãs, O Tio Vânia e O Ginjal), aterrará no auditório principal do Rivoli em duas partes, divididas entre os dias 17 e 19 (a peça passa também pelo Teatro Nacional São João nos dias 18 e 19), e a Erva Daninha apresentará a peça Ready ao ar livre, na Praça D. João I, a 18 e 19. O segundo fim-de-semana abraçará a dança: nos dias 25 e 26, a companhia de dança L-E-V, dos israelitas Sharon Eyal e Gai Beha, trará, também ao Rivoli, o espetáculo OCD Love, iniciando-se a aposta na dança que marcará uma grande parte desta nova temporada.

A programação completa do primeiro semestre da temporada 2020/2021 só é apresentada a 8 de setembro, mas, em jeito de aperitivo, o Teatro Municipal do Porto decidiu desvendar ligeiramente a cortina esta semana e partilhar alguns dos destaques nas salas do Rivoli que marcarão o condicionado regresso à atividade. No fim de outubro, os holofotes recairão fundamentalmente sobre a obra de Marlene Monteiro Freitas, a coreógrafa cabo-verdiana radicada em Lisboa que em 2018 foi galardoada com o Leão de Prata da Bienal de Veneza. Mal – Embriaguez Divina, a sua mais recente criação, ocupa o grande auditório do Rivoli nos dias 29 e 30 desse mês. As apresentações integram um ciclo especial de programação dedicada ao trabalho da bailarina, ciclo esse que incluirá sessões de cinema, conferências, workshops e, explica Tiago Guedes, a remontagem de “duas das suas peças mais emblemáticas”. O programa terá curadoria de Alexandra Balona.

Tanto como a dança, mandará nesta rentrée a recalendarização. No início de Novembro, entre os dias 6 e 8, o Rivoli acolherá Poesia da Idade do Rock, peça que deveria ter tido a sua estreia em Março e que, pela terceira vez, juntará o Teatro Experimental do Porto, de Gonçalo Amorim, ao músico Paulo Furtado, vulgo Legendary Tigerman. Uma semana depois, a 13 e 14, o Ballet de Lorraine tem uma nova oportunidade de avançar com o seu programa comemorativo do centenário de Merce Cunningham, com recriações de For Four Walls, RainForest e Sounddance, três das peças mais celebradas do histórico bailarino e coreógrafo norte-americano.

2021 também começa com reprogramações: nos dias 14 e 16 de janeiro, o coreógrafo alemão Raimund Hoghe, nascido na Wuppertal que Pina Bausch tornou incontornável (Hoghe foi dramaturgo de Pina durante uma década) traz Canzone per Ornella (14) e Postcards from Vietnam (16), cujas apresentações estavam originalmente calendarizadas para Maio deste ano. Nas duas récitas, Hoghe trabalhará com Takashi Ueno e Ji Hey Chung, dois dos seus intérpretes habituais, e a bailarina Ornella Ballestra, conhecida pelo trabalho desenvolvido com o coreógrafo Maurice Béjart, um dos fundadores da dança contemporânea.

Restam as novidades agendadas para fevereiro de 2021, mês em que o coreógrafo francês Jérôme Bel regressará a Portugal, recuperando o espetáculo The Show Must Go On – peça com música de David Bowie, Nick Cave, Mark Knopfler, John Lennon, Paul McCartney, George Michael, Edith Piaf, Lionel Richie, os Queen ou os The Police que, aponta o TMP no seu site, se assemelha “a uma espécie de karaoke coreográfico em que os intérpretes fazem exatamente o que lhes é dito nas letras das canções, alterando dessa forma a relação entre o que vemos e o que ouvimos, o que esperamos e o que recebemos, o que sentimos e o que percebemos”. Em ano de 20.º aniversário da criação, The Show Must Go On será remontada com 20 intérpretes locais de Lisboa e do Porto, passando pelo Rivoli antes de chegar à Culturgest e ao Teatro Viriato.

Também em Fevereiro, nos dias 19 e 20, a Companhia Nacional de Bailado terá no Rivoli o programa Dançar em tempo de guerra, que reúne as obras Chronicle e A Mesa Verde, peças criadas nos anos 30 por Martha Graham e Kurt Jooss, respetivamente.

O anúncio da restante programação acontece, presencialmente, a 8 de setembro. A partir desta quarta-feira, 22 de julho, o TMP terá disponível para venda, tanto nas bilheteiras físicas do Rivoli e do Campo Alegre como na bilheteira online, a “Assinatura 6”, que, por 40 euros, dá acesso às seis apresentações de dança já anunciada, que totalizam dez espetáculos (OCD Love, Mal – Embriaguez Divina, For Four Walls + RainForest + Sounddance, Canzone per Ornella + Postcards from Vietnam, The Show Must Go On e Chronicle + A Mesa Verde).


por Daniel Dias in Público | 21 de julho de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,860,971