"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A missão secreta dos templários. As origens e o destino de Portugal

Portugal Templário, de Sérgio Franclim, mestre em Estudos Portugueses e reconhecido autor de ensaios ligados à portugalidade, é um retrato histórico conciso, claro e de fácil leitura da evolução da identidade portuguesa, das grandes conquistas e descobertas que enriqueceram a nação aos grandes protagonistas que levaram o nome de Portugal mais longe. 


Portugal nasceu de um sonho, e com ele se cumpriu a missão templária de construir um país divino e escolhido para se erguer um império universal: cristão e fraterno. A identidade portuguesa está intimamente ligada à Ordem do Templo e aos mitos assimilados ao longo do tempo. Por isso, Portugal é templário na sua essência e também mítico. Com este livro, Sérgio Franclim conduz-nos pelos momentos mais marcantes da extraordinária e misteriosa história de Portugal. O país que nasceu com D. Afonso Henriques e com os cavaleiros templários é apresentado neste livro com o intuito de se encontrar o fundamento da alma lusitana. E por isso se evocam grandes portugueses, como D. Nuno Álvares Pereira, D. Sebastião, o padre António Vieira e Fernando Pessoa, que marcaram a história de Portugal: o país que sonha com o regresso do rei D. Sebastião e com o Quinto Império.

A missão templária ainda não terminou: falta cumprir-se Portugal!


Sérgio Franclim nasceu em 1978 na cidade de Lisboa. Concluiu a licenciatura e o mestrado em Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Publicou o primeiro livro em 1999. Desde então, publicou poesia, ficção, teatro e ficção infantojuvenil, destacando-se na sua obra os ensaios ligados à portugalidade. É professor e coordenador do Projecto Apolo, da Associação Clenardus.

Leia as primeiras páginas aqui.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,195,394