"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

COLETIVO: Musicbox desafia seis editoras nacionais para criação de projetos originais

Num período em que importa estreitar laços, apoiar a criação, valorizar e preservar todo o ecossistema da indústria musical, o MUSICBOX lança o COLETIVO, projeto de criação com ponto de partida nas editoras de música independentes e ponto de chegada na nossa casa, quando tal for possível.


COLETIVO
é um projeto apoiado pelo Fundo de Emergência Social - Cultura da Câmara Municipal de Lisboa que vai viabilizar projetos originais das editoras Cuca Monga, CelesteMariposa, Discotexas, Lovers & Lollypops, Monster Jinx e Omnichord Records, envolvendo os seus artistas.

Até à apresentação do espetáculo ao vivo, o processo de criação vai ser acompanhado e documentado, dando origem a diferentes conteúdos audiovisuais que serão divulgados nas redes sociais.

CelesteMariposa, editora criada pelo produtor e DJ Wilson Vilares, vai apresentar Lisboa Crioula, uma compilação de edições suas de temas de música dos países africanos de língua portuguesa e dar-lhes vida em palco com banda.

A Cuca Monga juntou os seus 20 músicos para criar um disco à distância em cadáver esquisito. Conjunto Cuca Monga apresenta: Cuca Vida é o espetáculo original que resulta deste disco e levará a palco a partilha das experiências dos músicos da editora durante a quarentena.

A editora de Barcelos Lovers & Lollypops convidou seis músicos de seis localidades diferentes para formarem a Banda Clube L&L: Ariana Casellas (Sereias), Mr Gallini (Stone Dead), Rafael Ferreira (Glockenwise), Rodrigo Carvalho (Solar Corona), Violeta Azevedo (Savage Ohms) e Zézé Cordeiro (José Pinhal Post Mortem Experience). Deste processo de criação artística virtual resultará um disco e o concerto criado em conjunto com o artista multimédia Serafim Mendes.

Os artistas da Discotexas, editora de música de dança criada por Moullinex e Xinobi, vão apresentar a criação Instituto Superior Techno, projeto que nasceu na quarentena como uma mesa redonda de artistas com afinidades estéticas e humanas. Pensado inicialmente como terapia de grupo, a pista imaginada durante a pandemia é transposta para o palco num espetáculo a várias mãos.

A editora e crew de hip hop Monster Jinx vai formar um quinteto de produtores e instrumentais para recriar algumas faixas icónicas da editora e criar temas originais que sirvam de banda sonora ao imaginário das festas organizadas pela editora. Monster Jinx Type Beat é composta na sua formação inicial por Maria, MAF, DarkSunn, SlimCutz e Vasco Completo.

A Omnichord Records vai homenagear Reinaldo Ferreira, conhecido como Repórter X. Os elementos da editora leireense vão criar e tocar ao vivo uma banda sonora do filme mudo “Rita ou Rito?" (1927), o primeiro filme a abordar a temática do travesti.

COLETIVO é, assim, um projeto que pretende incentivar a criação artística e o trabalho coletivo, surgindo no enquadramento dos apoios extraordinários criados pelo município de Lisboa com o objetivo de apoiar profissionais do setor das artes e a programação cultural da cidade.

Mais informações em musicboxlisboa.com.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,933,290