"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

E se Fernando Pessoa voltasse para ganhar o Prémio Nobel?

Durante o estado de emergência, que Portugal enfrentou entre 18 de março e 2 de maio, o Diário de Notícias recuperou a tradição do folhetim, celebrizada há 150 anos por Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, publicando o mais recente romance do jornalista e escritor João Céu e Silva.


A Segunda Vida de Fernando Pessoa
 conta a história de um homem que, através de experiências esotéricas, encarna um dos heterónimos de Fernando Pessoa e continua a obra do poeta rumo ao Nobel.  A obra chega agora às livrarias, com a chancela da Guerra e Paz.  Um livro inquietante para descobrir quer nos locais habituais, quer no site da editora.


E se, como que por sortilégio, Fernando Pessoa voltasse à vida para ganhar o Prémio Nobel? É esta a interrogação com que João Céu e Silva nos surpreende no seu mais recente romance, A Segunda Vida de Fernando Pessoa.

O livro conta-nos a história de um misterioso especialista em estudos pessoanos que atrai um professor para a sua investigação sobre a relação de Pessoa com Aleister Crowley. Uma viagem ao passado, desde as primeiras correspondências até ao ponto em que o poeta português ajudou o ocultista britânico a forjar o suicídio na Boca do Inferno.

Sem se aperceber, e através de experiências esotéricas e descobertas perturbadoras, o professor vai sendo moldado física e espiritualmente para encarnar Vicente Guedes, o heterónimo a quem inicialmente foi atribuído O Livro do Desassossego, e continuar a obra do poeta, rumo ao Nobel.

Um romance muito sedutor, com características de policial, no qual o autor procede a um jogo inovador, fazendo uma pequena revolução na heteronímia pessoana.

Este texto foi publicado pela primeira vez no Diário de Notícias durante a pandemia de 2020, reatando a tradição do folhetim, e o seu elemento de suspense entre capítulos, aquando dos 150 anos da publicação no mesmo jornal d’ O Mistério da Estrada de Sintra, de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão. Seguindo essa tradição, a Guerra e Paz tem o prazer de acolher esse folhetim e dar-lhe a forma de romance que ele merece.

A Segunda Vida de Fernando Pessoa pode ser encomendado desde já, no site oficial da editora.

Esta é a segunda obra do jornalista e escritor que a Guerra e Paz publica, depois do romance Adeus, África, de 2018.
 

A Segunda Vida de Fernando Pessoa
João Céu e Silva
Ficção / Romance
272 páginas · 15x23 · 16,50 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,861,667