"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Portimão acolhe núcleo algarvio da associação Alzheimer Portugal

A Alzheimer Portugal e o Município de Portimão assinaram recentemente um protocolo para cedência de instalações destinadas à sede do núcleo do Algarve da associação, tendo a entrega das respetivas chaves decorrido esta quarta-feira, 29 de julho.


Com o início de atividades previsto para setembro próximo, mês mundial da Doença de Alzheimer, o núcleo terá âmbito regional e vai contar com um gabinete de apoio na demência, tendo por objetivo facultar informações, encaminhamento para as respostas locais e apoio técnico às pessoas com demência e a todos aqueles que, direta ou indiretamente, convivem com elas, nomeadamente cuidadores, familiares e amigos, bem como os profissionais que lhes prestam cuidados e que residam no Algarve.

O atendimento será presencial nas instalações do núcleo, localizadas na Urbanização do Pimentão, cave do lote 2, na zona dos Três Bicos, funcionando nos dias úteis, das 9h00 às 12h30, ou através de uma linha telefónica disponibilizada para o efeito.

O núcleo encontra-se igualmente ao dispor das instituições sediadas na região para capacitar os seus profissionais na área das demências e potenciar uma intervenção integrada, pretendendo ainda consciencializar a população algarvia para esta problemática.

PARCERIA MUITO RELEVANTE
Para Manuela Morais, presidente da direção da associação, “este é um momento muito importante para a Alzheimer Portugal, pois desde a sua criação tem como visão uma sociedade que integre verdadeiramente as pessoas com demência. A possibilidade de criarmos um núcleo na região do Algarve deixa-nos muito orgulhosos, devendo realçar que o apoio da Câmara de Portimão foi e é fundamental para conseguirmos ampliar a nossa intervenção no sul do país.”

Por sua vez, a presidente da autarquia anfitriã, Isilda Gomes, sublinha “a relevância desta parceria, que representa uma resposta concertada e até ao momento inexistente no Algarve, em prol dos doentes e familiares das pessoas com demência, reforçando a intervenção da rede social na construção de um município inclusivo e participativo.”

ALZHEIMER CRESCE EM PORTUGAL
Estima-se que em Portugal existam cerca de 200 mil pessoas com demência e prevê-se que este número possa aumentar significativamente nos próximos anos, sendo que a idade consiste no principal fator de risco e Portugal é um dos países mais envelhecidos do mundo.

Se também forem tidos em consideração os cuidadores familiares e profissionais envolvidos na prestação de cuidados a estas pessoas, o problema ganha uma dimensão ainda maior, com relevantes impactos sociais e económicos.

A Alzheimer Portugal é uma instituição particular de solidariedade social de âmbito nacional, criada há 31 anos para promover a qualidade de vida das pessoas com esta doença e outras formas de demência, bem como dos seus familiares e cuidadores. 

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,965,151