"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Já são conhecidos os jovens talentos distinguidos com os Prémios NICO 2020

A Academia Portuguesa de Cinema distinguiu três jovens talentos do cinema nacional com os Prémios NICO.


São eles Maria Abreu, atriz protagonista do filme “Tristeza e Alegria na Vida das Girafas”, João Nunes Monteiro, ator protagonista do filme “Mosquito” e ainda o realizador Gonçalo Almeida, que estreou recentemente a sua primeira longa-metragem “Faz-me Companhia”.  

Segundo o Presidente da Academia, Paulo Trancoso, “os vencedores desta edição são jovens promessas que nos fazem acreditar que o cinema português tem futuro e ficará bem entregue.”

Este ano, os troféus serão atribuídos aos vencedores na cerimónia de entrega dos Prémios Sophia 2020, que terá lugar a 17 de setembro, no Casino do Estoril.

Cada um dos 3 jovens receberá ainda um prémio monetário de mil euros, para o qual conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Recorde-se que em 2019 foram distinguidos com os Prémios NICO a atriz Alba Baptista, o ator Francisco Froes e o realizador António Pinhão Botelho.

Sobre os Prémios NICO:
Os Prémios NICO, assim designados em homenagem ao ator e realizador Nicolau Breyner, têm por objetivo reconhecer e incentivar novos talentos de profissionais cujo trabalho se destaque numa atividade relacionada com o cinema português.

PREMIADOS

Maria Abreu – atriz
Maria Abreu recebe o Prémio NICO pela sua interpretação no filme “Tristeza e Alegria na Vida das Girafas”, de Tiago Guedes, inspirado na peça de teatro homónima, encenada por Tiago Rodrigues, também coargumentista do filme. Assistiu à peça original, dando-lhe as bases necessárias para a criação da personagem. Filha da atriz Isabel Abreu e do realizador Tiago Guedes, Maria Abreu cresceu entre palcos e plateaus, tendo participado também na peça Ricardo III, onde teve oportunidade de contracenar com o encenador e ator Tónan Quito, com o qual coprotagonizou o filme “Tristeza e Alegria na Vidas das Girafas”. Mais recentemente, participou na peça Teatro, de Pascal Rambert, em 2018.

João Nunes Monteiro – ator
João Nunes Monteiro nasceu no Porto, em 1993. Concluiu o curso profissional de Interpretação pela Academia Contemporânea do Espetáculo, em 2011. Frequentou ainda a Licenciatura em Teatro (ramo – Atores) da Escola Superior de Teatro e Cinema. Em teatro destaca “Punk Rock”; “Peça Romântica para um Teatro Fechado”; “Fã”; “Gertrudes – O Grito”; “Margem” e “É p’ró menino e p’rá menina”. Em televisão, participou na telenovela “Ouro Verde” e “Jardins Proibidos”, no telefilme “Offline”, projeto nomeado para os prémios Áquila (Melhor Série ou Telefilme) e CinEuphoria (Melhor Actor Secundário, entre outras categorias); e na websérie produzida pela RTP, “Appaixonados”. Em cinema, coprotagonizou a longa-metragem “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus”, participou em “Cartas da Guerra”, “Selvagens” e em “Technoboss”. O Prémio NICO é-lhe atribuído pelo seu desempenho como protagonista na longa-metragem “Mosquito” de João Nuno Pinto, produzido pela Leopardo Filmes. Protagonizou também a curta-metragem “Snooze” de Dinis Leal Machado, vencedora do Prémio Sophia Estudante 2018.

Gonçalo Almeida – realizador
Gonçalo Almeida (1986) nasceu e foi criado em Santiago do Cacém. Estudou Design Gráfico e trabalhou como freelancer antes de se mudar para Londres para estudar na London Film School. Desde aí, tem filmado em Portugal e em Inglaterra. A sua última curta-metragem “Thursday Night” venceu o MotelX em 2017, e integrou a competição oficial da edição de 2018 do festival de Sundance. Em fevereiro de 2019 fez também parte da equipa de realizadores do programa Talents da 69ª edição da Berlinale. A sua primeira longa-metragem “Faz-me Companhia”, estreou a 2 de julho de 2020 nos cinemas portugueses, e valeu-lhe a distinção dos Prémios Nico.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,158,603