"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Livro-manifesto reclama O Fim do Armário

Jornalista argentino Bruno Bimbi analisa as vivências e as lutas de lésbicas, gays, bissexuais e trans no século XXI, num livro agora publicado em Portugal pela Sextante Editora.


O que significa ser transgénero ou bissexual nos nossos dias? Que batalhas tiveram de enfrentar, e enfrentam ainda, estas pessoas cuja liberdade individual é tolhida pela ignorância, a incompreensão e a intolerância alheias? O Fim do Armário, o segundo livro do jornalista e investigador argentino Bruno Bimbi — também já publicado com sucesso no Brasil, no Peru, em Espanha e no México —, fala disso mesmo.

Recorrendo a uma linguagem clara e direta, o autor assina aqui uma série de textos analíticos, crónicas e estudos de caso de vários pontos do mundo. Abordando a questão de uma perspetiva simultaneamente individual e coletiva, política e cultural, esta obra procura desconstruir os preconceitos em redor da comunidade LGBT, revelando exemplos da perseguição e da marginalização que esta tem sofrido ao longo dos tempos. Hoje, em alguns países, é certo que há muitas conquistas a assinalar. Porém, há ainda muitos direitos pendentes, defende Bimbi, para quem a luta pelo "fim do armário" deve ser una e não segmentada.

Atualizada pelo autor, a edição portuguesa do livro contém um novo capítulo sobre Jair Bolsonaro, a extrema-direita europeia e o perigo que o fundamentalismo religioso representa em todo o mundo. « O Fim do Armário é um documento de época, um álbum de fotografias, um filme inconcluso. E é também o testemunho mais claro e contundente de que nada mais será como antes», avisa o jornalista e escritor Osvaldo Bazán, no prólogo da obra.



SOBRE O LIVRO

O Fim do Armário
Ninguém é realmente livre se a liberdade não for para todos. O Fim do Armário é uma crónica notável das mudanças experimentadas por lésbicas, gays, bissexuais e trans no século XXI, mas não foi escrito apenas para eles. É um livro para leitores de todas as orientações e identidades de género, que conta uma série de histórias e explica coisas que a maioria dos leitores desconhece. Avanços e retrocessos, mitos e preconceitos, alegrias e tristezas, tudo interessa a Bruno Bimbi, que integra, nesta narrativa corajosa, histórias pessoais e coletivas de todo o mundo. O livro fala de homofobia e transfobia, mas também de racismo e antissemitismo. Desfilam pelas suas páginas o papa Francisco, os pastores evangélicos brasileiros, Jair Bolsonaro, Nicolás Maduro, os clérigos iranianos e a extrema-direita espanhola, mas também Alan Turing, Pedro Zerolo, Laverne Cox, Rosa Parks e as travestis rebeldes de Stonewall. 

Título: O Fim do Armário
Autor: Bruno Bimbi
Páginas : 372
PVP: 17,70€
Ver primeiras páginas 

CRÍTICA INTERNACIONAL

«Durante séculos foi o silêncio; agora, muitos de nós procuramos palavras. Livros como O Fim do Armário ajudam-nos a romper moldes, preconceitos, ignorâncias, e a encontrá-las: a aprender a falar destes tempos em que a sexualidade e os géneros já se dizem num plural que cresce e cresce.»
Martin Caparrós (jornalista, escritor e historiador argentino)

«Com erudição e profundidade reflexiva, Bimbi debruça-se sobre a intimidade da relação sexual entre dois homens e duas mulheres — e a curiosidade que ela gera nos heteros — a construção cultural do ódio homofóbico e o papel das igrejas cristãs fundamentalistas nesta construção. Uma prosa brilhante e necessária.»
Jean Wyllys (ex-deputado federal brasileiro)

«Um livro jornalístico fantástico. Narra inúmeras histórias atraentes, cativantes, estremecedoras, que a maioria dos leitores desconhece.»
Ernesto Tenembaum (jornalista argentino)

SOBRE O AUTOR

Bruno Bimbi


É um jornalista, escritor e ativista LGBT argentino. Nascido em 1978 em Avellaneda, província de Buenos Aires, começou o seu trabalho como jornalista na revista Veintitrés, fundada por Jorge Lanata. Escreveu artigos para os jornais Página/12, Crítica de la Argentina, Tiempo Argentino, O Globo, Folha de São Paulo, The New York Times em espanhol, e para diversas revistas e publicações online. Foi por oito anos correspondente no Brasil para Todo Noticias, principal canal de notícias da Argentina, onde ainda trabalha como colunista. É autor dos livros Casamento Igualitário e O Fim do Armário, que agora chega a Portugal depois do grande sucesso das edições argentina, brasileira, peruana, espanhola e mexicana. Bruno Bimbi viveu dez anos no Rio de Janeiro, é mestre e doutorado em Letras e Estudos da Linguagem pela PUC-Rio e adquiriu a nacionalidade brasileira. Depois de ter sido um dos responsáveis da campanha que levou à aprovação do casamento igualitário na Argentina — o tema do seu primeiro livro —, coordenou também a campanha no Brasil, convocado para essa tarefa pelo ex-deputado Jean Wyllys, de quem foi assessor durante os seus dois mandatos no parlamento brasileiro. Tal como Jean Wyllys, Bruno Bimbi decidiu abandonar o Brasil depois da eleição de Jair Bolsonaro e, desde então, vive em Barcelona, onde fez um mestrado em Criação Literária na Universidade Pompeu Fabra. 

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,873,537