"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Quarteira recebe projeto que trannsforma plástico recolhido na praia em apoio a causas sociais

O calçadão nascente da Praia de Quarteira é um dos 15 pontos de veraneio de norte a sul do país onde marca presença, no decorrer da presente época balnear, o projeto “TransforMAR”, iniciativa que visa sensibilizar para a importância de uma boa conduta ambiental nas praias e para os princípios da economia circular.


Durante dois meses ficará instalado no local um equipamento para depósito de materiais plásticos e de metal produzidos pelos veraneantes. E uma vez que se pretende promover as boas práticas coletivas, o referido depósito conta também com uma explicação da nova sinalética de praia – “semáforos” – criada a pensar na redução de contágio pelo vírus COVID-19.

Num contexto de pandemia, aquela que é a 3ª edição do “TransforMAR” pretende ir mais longe e, nesse sentido, para apoiar as comunidades mais fragilizadas do ponto de vista socioeconómico, atingidas por esta crise de saúde pública, irá transformar o plástico recolhido em donativos monetários para 15 IPSS locais nos concelhos das praias onde o “TransforMAR” marca presença, mostrando que “o plástico é de valor!”. No caso do município de Loulé, irá beneficiar desta ação a Fundação António Aleixo.

Outra das novidades deste ano é a participação Brigada do Mar, um parceiro fundamental que permitirá alargar a duração do projeto, contribuindo para a limpeza de praias, e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, assegurando a recolha de todo o tipo de resíduos ao longo do ano.

“TransforMAR” é um projeto que surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal e Electrão, conta com vários parceiros, entre os quais a Câmara Municipal de Loulé.

O presidente da Autarquia, Vítor Aleixo, sublinha a importância deste projeto no contexto da política ambiental e no combate às alterações climáticas: “Esta é mais uma ação à qual temos o gosto de nos associar pois enquadra-se naquela que é a nossa Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Sabemos que cerca de 90% do lixo que se encontra nas praias do Algarve é plástico produzido, em grande parte, por quem frequenta estas zonas balneares durante a época estival, com um impacto negativo no ambiente e que põe em causa a sobrevivência das espécies marinhas”.

Por outro lado, o autarca destaca igualmente a componente de apoio social que este ano surge aliada a projeto, “num momento particularmente difícil para as famílias”.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,964,441