"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A história da poesia lida como um extenso diálogo

Assírio & Alvim publica Antologia Dialogante de Poesia Portuguesa, com escolha e apresentação de Rosa Maria Martelo.


Esta obra abarca dezenas de estilos, temas e décadas. «(…) Como Carlos de Oliveira, "temos consciência (…) de que a poesia de cada um se faz também com a poesia dos outros no permanente confronto da criação"», sublinha Rosa Maria Martelo no texto de apresentação dos 102 poemas de 44 autores convocados para esta 
Antologia Dialogante de Poesia Portuguesa.

Podemos pensar a história da poesia como um extenso diálogo? Podemos entender a experiência de leitura como um vínculo intersubjetivo, uma forma mediada de amizade? E poderemos entender a escrita como uma prática emergente desse tipo de leitura? Esta antologia reúne poemas que mantêm entre si vários tipos de diálogos, e pretende seguir os fios que ligam certos poemas a outros que os precederam e que neles são retomados, celebrados, interrogados ou mesmo "emendados". Trata-se menos de estabelecer diálogos entre textos do que de pôr em evidência vínculos já existentes, porquanto os textos mais atuais não teriam existido, pelo menos da mesma forma, sem aqueles que os precederam e com os quais se relacionam.

O resultado é um livro de diálogos entre diferentes autores, e acima de tudo entre diferentes poemas, umas vezes escritos à distância de poucos meses, outras vezes separados por séculos. Quando são vários os textos convocados num poema, optou-se quase sempre por escolher um só percurso de leitura hipertextual, mas o leitor facilmente poderá seguir outras pistas que os textos permitem entrever.

SOBRE O LIVRO
Título: Antologia Dialogante de Poesia Portuguesa
Escolha e apresentação: Rosa Maria Martelo
N.º de Páginas: 272
PVP: 16,60€
Coleção: documenta poetica

Ver primeiras páginas

SOBRE A ORGANIZADORA DA OBRA
Rosa Maria Martelo
Nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1957. É professora associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se doutorou em Literatura Portuguesa, em 1996, e membro do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Unidade I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Como domínios de investigação tem privilegiado a Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, as Poéticas do Século XX e a Literatura Comparada. Além de ensaios incluídos em revistas ou obras coletivas, publicou Estrutura e Transposição: Invenção poética e reflexão metapoética na obra de João Cabral de Melo Neto (1990) e Carlos de Oliveira e a Referência em Poesia (1998).


Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,954,389