"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mercado de Alvalade abre portas a residências artísticas

A Junta de Freguesia de Alvalade entregou a chave de um armazém do Mercado de Alvalade a 3 artistas plásticos, que transformarão o espaço na sua residência artística.


O projeto surge após o apelo lançado pela plataforma cívica P’la Arte, no âmbito do projeto Espaços de Criação Artística, implementado para ajudar artistas e criadores a encontrar um espaço para trabalhar depois de um inquérito junto do setor ter revelado que cerca de duas dezenas de artistas se encontram sem atelier, após o impacto da pandemia da COVID-19.

Sensível a esta questão, a Junta de Freguesia de Alvalade efetuou pequenas alterações ao espaço, tornando-o mais recetivo à criação artística, proporcionando assim a 3 artistas plásticos as condições necessárias para darem continuidade ao seu trabalho. 

O espaço é aberto aos artistas, numa cedência que prevê como contrapartida o desenvolvimento de ações culturais no território de Alvalade, nomeadamente exposições, eventos, conversas e conferências, propostas adequadas aos espaços cedidos e que ofereçam aos cidadãos a oportunidade de um contacto mais próximo com a arte e os artistas. 

Desta forma o espaço será cedido a Mariana Duarte Santos, a Paulo Albuquerque e a Francisco Gomes.

Até 15 de setembro, Catarina de Moura e Conrad Armstrong desenvolverão no espaço uma residência artística temporária.

O projeto Espaços de Criação Artística permite em simultâneo resolver um problema urgente, potenciar a partilha de ideias com os artistas residentes sobre os trabalhos em curso, prestigiar as instituições parceiras e dar visibilidade a Lisboa numa acção pioneira em tempos de crise. 

Depois da parceria com a Vic Properties no princípio de junho que proporcionou ateliers a 6 artistas no Braço de Prata, e destes 3 em Alvalade, a P’la Arte prepara para setembro outras parcerias.

OS ARTISTAS 
Catarina de Moura 
https://www.instagram.com/sallyprays/
Conrad Armstrong
https://www.conrad-armstrong.com/ 
Mariana Duarte Santos
http://marianaduartesantos.com
Paulo Albuquerque
https://cesah.pt/
Francisco Gomes
https://franciscogomes.smugmug.com

A P’LA ARTE
Plataforma cívica e pro ativa que tem por missão potenciar o lugar da arte em todas as vertentes da sociedade portuguesa, nomeadamente através da reflexão e partilha de temas contemporâneos, produção de conteúdos, promoção de conversas, debates, exposições, residências artísticas e laboratórios criativos e estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,219,636