"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Sem festa nas ruas, "Pintar a Festa" recorda Romaria d’Agonia

São 19 diferentes olhares sobre as festas da cidade de Viana do Castelo, para ver e reviver no Museu de Artes Decorativas.

Foto: DR


Pela primeira vez, em 248 anos, Viana do Castelo não vai festejar nas ruas devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. A Romaria d’Agonia que vai decorrer entre os dias 19 e 23 de agosto será, por isso, bem diferente, para evitar a concentração de pessoas.

“Este ano vamos sentir a romaria, mas para o ano, estaremos todos a vivê-la, como sempre”, refere António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria d’Agonia.

Fazer sentir a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia é precisamente o objetivo da exposição de pintura “Pintar a Festa”, patente ao público até 30 de agosto, no Museu de Artes Decorativas.

A mostra, patente na Galeria Carolino Ramos do museu municipal, apresenta 19 diferentes olhares sobre as festas da cidade.

A exposição de pintura reúne quadros de artistas que pintaram a rainha das romarias, reunindo nomes como Claro Fângio, Joaquim Lopes, Alberto de Souza, Carolino Ramos, Araújo Soares, Manuela Pantoja Rojão, António Coelho de Figueiredo, David Lima, Puskas, Rui Pinto, Mário Emílio, Hélder Carvalho, Rego Meira, Isaura Xavier de Campos, Mariana Homem de Melo, Carlos Basto, Juvenal Ramos, Maria Artemisa de Carvalho e ainda Aníbal Alcino.

A mostra apresenta obras da coleção da Câmara Municipal de Viana do Castelo de diferentes artistas, com percursos e soluções estéticas diferentes, unidos pela grande afetividade, pela festa e pela cidade, registada na palete de cores quentes que realçam os vários quadros icónicos da romaria.

“Este conjunto de obras é, assim, representativo da produção de arte portuguesa contemporânea do período modernista dos anos 30 do século XX e o início da década de 1990. A exposição inclui cinco pinturas que, na sua altura, foram escolhidas para cartaz oficial da Romaria d’Agonia”, explica a autarquia em comunicado.

A exposição integra as comemorações dos 97 anos de existência do Museu de Artes Decorativa, assinalados este mês.

Em 2020, por causa do surto do novo coronavírus, os principais números dos cinco dias da Romaria d’Agonia, entre 19 e 23 de agosto, vão ser celebrados em formato digital, através da rádio, da televisão e de meios audiovisuais e tecnológicos.

Apenas o dia 20 de agosto, dedicado à padroeira dos homens do mar, será celebrado presencialmente, na igreja de Nossa Senhora d’Agonia, mas com limitações determinadas por normas emanadas pelas autoridades de saúde e pela Conferência Episcopal Portuguesa relativamente às celebrações litúrgicas.

O novo formato em que se vai realizar a festa é um “momento histórico inédito” na Romaria da d’Agonia, desde 1772.


por Olímpia Mairos in Renascença | 11 de agosto de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,920,633