"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Intervenção de Reabilitação na Igreja e Torre de São Pedro de Rubiães

Está em curso a intervenção de reabilitação das coberturas da Igreja e Torre de São Pedro de Rubiães, a qual deverá estar concluída até final deste ano. 


A empreitada está orçada em cerca de 50 mil euros, sendo financiada pelo Ministério da Cultura através da Direção Regional de Cultura do Norte, contando também com o apoio da Câmara Municipal de Paredes de Coura.

O avançado estado de degradação em que as coberturas da igreja se encontravam, com particular incidência nas águas do telhado voltadas a norte, impunha uma reabilitação urgente do imóvel.

Com a empreitada em curso pretende-se repor o bom desempenho das coberturas da igreja e corpo da sacristia, através da substituição integral do revestimento cerâmico dos telhados por outro idêntico e colocação de novos rufos, bem como a revisão, tratamento e reforço de todos os madeiramentos da estrutura de suporte.

Simultaneamente, as fachadas, a torre e as restantes superfícies em granito aparente e paramentos serão objeto de limpeza atendendo à colonização biológica intensa que apresentam.

A Igreja de São Pedro de Rubiães, em Rubiães, concelho de Paredes de Coura, está classificada como Monumento Nacional, conforme Decreto 01.02.1913, DG, nº 29 de 06 de março 1913 e Decreto nº 8 228, DG, 1ª série, nº 133 de 04 de julho 1922. É propriedade do Estado Português e tem culto regular.

Trata-se de um dos exemplares mais interessantes do românico do Alto Minho, que se insere ainda numa paisagem envolvente bem conservada. Mantém na fachada principal um portal de arco pleno bem decorado, ao qual acresce um conjunto de cachorros singular, com motivos vegetalistas e antropomórficos a suportar cornija enxaquetada que envolve a nave e capela-mor. A igreja terá sido construída em finais do séc. 13, integrando na configuração atual do corpo da igreja alterações realizadas já durante o séc. XVI. A torre sineira foi introduzida posteriormente a norte.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,888,415