"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Em Português nos (Des)entendemos

O livro, com chancela Ideias de Ler, chega às livrarias de todo o país no dia 20 de agosto. 


Será que 
Em Português nos (Des)entendemos?
Bô, a língua portuguesa é estepilha, mas é ideal para mangar com os amigos*

Que a língua portuguesa é rica em expressões insólitas e divertidas ninguém duvida. Mas será razoável afirmar que, falando a mesmo língua, nem sempre nos entendemos? João Carlos Brito acredita que sim e Em Português nos (Des)entendemos coleciona as melhores expressões regionais do nosso património linguístico. O livro, com chancela Ideias de Ler, chega às livrarias de todo o país no dia 20 de agosto.

Portugal é um país pequeno em território, mas nos seus cerca de 92 mil quilómetros quadrados concentra uma vasta diversidade paisagística, meteorológica e linguística. É sobre esta última que o autor se debruça há mais de 35 anos e, depois de explorar o calão portuense ou o minhoto, aventura-se numa verdadeira volta a Portugal em regionalismos.

Em 10 capítulos, organizados de norte a sul com passagem pelas ilhas, os leitores vão conhecer algumas das palavras e expressões que mais caracterizam os diferentes territórios do país e, com bastante humor e pertinência, descobrir as suas origens e o contributo para a riqueza linguística que os portugueses possuem. 

*Bom, a língua portuguesa é levada da breca, mas é ideal para brincar com os amigos 

 

SOBRE O LIVRO 


Título: Em Português nos (Des)entendemos
Autor: João Carlos Brito
Nº de páginas: 184
PVP: 14,40€

Em Português nos (Des)entendemos
Falamos todos a mesma língua, mas a verdade é que nem sempre nos entendemos. De norte a sul, passando pelas ilhas, Em Português nos (Des)entendemos dá-nos a conhecer expressões insólitas e divertidas que muito nos contam sobre o nosso povo, ajudando a perceber os contextos e as influências que a língua sofreu ao longo dos últimos séculos. São autênticas pérolas da língua portuguesa que enriquecem o nosso património linguístico, o maior símbolo da unidade nacional.
Sem andar à troncamaronca e sem falar para a central, este livro leva-nos numa visita guiada sem fezes para que até o mais begueiro compreenda que tem sempre tafulho. De lamber os cambeiros!

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR

 

João Carlos Brito
Nasceu no Porto, onde sempre residiu. É licenciado em Línguas e Culturas Modernas, pela Universidade de Aveiro, e pós-graduado em Bibliotecas Escolares, pela Faculdade de Psicologia e Ciências Humanas da Universidade do Porto. É professor e escritor.
Autor de romances, ensaios e coordenador de diversas coletâneas e projetos na área das letras, foi distinguido em concursos literários nacionais e internacionais.
É presença assídua na televisão nacional para falar daquilo que mais o fascina: a língua portuguesa.

 

 

 

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,970,493