"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Oração a que Faltam Joelhos"

O novo romance de Jacinto Lucas Pires, terá lançamento a 17 de setembro, num live streaming nas redes sociais da Porto Editora


Presente do Passado ou do Futuro

3 de setembro chega às livrarias Oração a que Faltam Joelhos, o novo romance de Jacinto Lucas Pires. Escrita na primeira pessoa do feminino, a narrativa evoca momentos-chave da infância de Kate Souza, a protagonista, que nos ajudam a compreender as suas dores da idade adulta. 

As reflexões interiores da narradora – uma filha de emigrantes portugueses nos EUA –, os seus anseios e preces, são neste livro engolidos pela realidade da sociedade norte-americana das últimas décadas, por esse mundo sem portas onde vivemos. Tal como Kate, também a sociedade parece meio à deriva, em busca de uma tábua de salvação, seja ela a religião, o vício, o amor ou o ódio. A qualidade musical e visual do texto, não raras vezes feito de frases curtas e certeiras, bem como o potencial cénico da sua narrativa, continuam a ser traves-mestras na escrita de Jacinto Lucas Pires. 

17 de setembro, a partir das 21:00, decorre o lançamento online da obra, no Facebook e no YouTube da Porto Editora, num live streaming protagonizado pelo autor em conversa com a autora Patrícia Portela e tendo a editora Sofia Fraga como anfitriã. Antes disso, a 13 de setembro, Jacinto Lucas Pires estará na 90.ª Feira do Livro de Lisboa para uma sessão de autógrafos entre as 17:00 e as 18:30. 


SOBRE O LIVRO

Oração a que Faltam Joelhos 
Órfã de mãe, desde cedo Kate Souza aprendeu a conviver com os silêncios do pai António e o espaço que estes ocupavam na ampla casa familiar, de madeira, com cerca e relvado à frente, igual a tantas outras, nessa terra das oportunidades para onde há muito os pais haviam emigrado. No entanto, quando António morre afogado no rio Lima, durantes as primeiras férias de Kate em Portugal, ela sente-se perdida, culpada e com uma história nas mãos. Uma história que é a sua vida. Talvez seja isso que, num mundo duro e doente, com cada vez menos capacidade de imaginação, faz dela escritora. Identidade e culpa, amizade e amor, jornalismo e literatura, totalitarismo e loucura, terrorismo e religião cruzam-se na história desta mulher, num tempo e num mundo onde, à falta de outro milagre, as velhas linguagens parecem querer renascer.

Ver primeiras páginas


SOBRE O AUTOR
Jacinto Lucas Pires 
Escreve romances, contos, peças de teatro, filmes, música. O seu último romance é A Gargalhada de Augusto Reis (Porto Editora, 2018). Em 2020, foi publicado, na coleção do TNDM II, Canto da Europa (Bicho do Mato, 2020). No teatro, Lucas Pires trabalha com diferentes grupos e encenadores. Realizou o filme Triplo A. Faz parte da banda Os Quais (que lançou o disco Geral em 2019) e da companhia Ninguém. Recebeu o Prémio Europa — David Mourão-Ferreira (Univ. Bari/IC, 2008) e o Grande Prémio de Literatura DST 2013 (com o romance O verdadeiro ator). Na Rádio Renascença, comenta temas da atualidade. Tem um espaço de crónica n’ O Jogo chamado Descalço na Catedral. Escreve também no Ponto SJ e no seu blogue, O que eu gosto de bombas de gasolina.

Título: Oração a que Faltam Joelhos 
Autor: Jacinto Lucas Pires 
Páginas: 168 
PVP: 17,70€ 

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,949,289