"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

De Hitchcock a Scorsese. Cinemateca celebra o mundo das comédias "improváveis"

Martin Scorsese, Luis Buñuel ou Ingmar Bergman são alguns dos mestres representados na lista de autores "improváveis" do género cómico - é um ciclo para acompanhar na Cinemateca ao longo do mês de Setembro.

'O Terceiro Tiro' (1955), de Alfred Hitchcock, é uma das comédias improváveis que podem ser revistas este mês na Cinemateca Portuguesa © DR

 

Apesar da pandemia e, apetece dizer, através da pandemia, a Cinemateca Portuguesa não desistiu de celebrar a comédia. Saudemos, por isso, o ciclo que decorre ao longo do mês de Setembro, definido pela sugestiva ambiguidade do seu título: "A comédia, improvavelmente".

Na verdade, trata-se da segunda de três partes de um ciclo gigantesco, programado para todo o ano de 2020. A primeira, em Janeiro, sob a designação de "Os Reis da Comédia", correspondeu a uma necessária aproximação canónica: dar a ver uma colecção de clássicos universais, identificar actores e realizadores fundamentais na evolução do género. Agora, depois de um adiamento de dois meses, é a vez dos "improváveis", ou seja, intérpretes e autores que não associamos necessariamente à história do género, mas que o marcaram com as singularidades da sua visão do mundo.

E não deixa de ser curioso sublinhar que tal "marginalidade" das escolhas envolve também a produção do nosso país. Assim, serão exibidos três títulos que, para lá das respectivas derivações cómicas, podem ser vistos também como símbolos de épocas históricas muito precisas (do cinema e da sociedade portuguesa). A saber: Malteses, Burgueses e às Vezes (1973), de Artur Semedo (dia 21, 15h30), Recordações da Casa Amarela (1989), de João César Monteiro (dia 21, 21h30), e Technoboss (2019), de João Nicolau (dia 28, 19h00).

A selecção proposta distingue-se, aliás, pela pluralidade das origens. Assim, por exemplo, será possível ver ou rever Querido Diário (1993), do italiano Nanni Moretti, porventura o seu filme mais subtilmente paródico e também mais confessional (dia 9, 15h30). Ou O Terceiro Tiro (1955), de Alfred Hitchcock, o célebre, paradoxalmente pouco divulgado, Trouble with Harry, por certo uma das comédias mais originais do período clássico de Hollywood, lidando com um cadáver várias vezes enterrado e desenterrado (dia 15, 15h30; dia 30, 19h00). Ou ainda Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, parábola barroca sobre a história do Brasil, numa adaptação muito livre do romance homónimo de Mário de Andrade (dia 19, 19h00).

Aguardando a terceira parte do ciclo, sobre "o riso, dentro e fora do ecrã" (em data a anunciar), aqui ficam mais algumas escolhas possíveis para o mês corrente:

DR. ESTRANHOAMOR (1964) - Duas décadas antes de Nascido para Matar (1987), sobre a guerra do Vietname, Stanley Kubrick retratava o universo militar em cenário dantesco de guerra fria, assombrado pela possibilidade do apocalipse nuclear, contando com quatro personagens interpretadas por Peter Sellers. Sarcástico até à medula, no original ostenta um subtítulo esclarecedor: "Como aprendi a deixar de me preocupar e a adorar a bomba" (dia 10, 21h30; dia 14, 15h30).

O REI DA COMÉDIA (1982) - Um admirador de uma vedeta da televisão rapta o seu herói, tentando encontrar um lugar no mundo do espectáculo... Ou seja: Robert De Niro e Jerry Lewis são dirigidos por Martin Scorsese numa visão contundente, profundamente amarga, dos meandros da fama e da agitação mediática. Comédia, sem dúvida, quase tragédia (dia 12, 15h30; dia 16, 19h00).

A FORÇA DO SEXO FRACO (1964) - Ingmar Bergman a esmiuçar as convulsões da criação artística, de caminho elaborando um saboroso discurso crítico sobre... os críticos. O retrato do paraíso onde vive um reputado violoncelista, na companhia das suas musas, estabelece um belo contraste (complementar, sem dúvida) com o negrume filosófico de muitas narrativas "bergmanianas" (dia 15, 21h30).

ENSAIO DE UM CRIME (1955) - Um dos títulos fundamentais do período mexicano de Luis Buñuel e, em boa verdade, um filme nuclear na arquitectura temática da sua obra: esta é a história bizarra de um homem que planeia o assassinato das suas mulheres que, em qualquer caso, acabam por morrer... acidentalmente. Ou a fábula do desejo e da imaginação, da realidade e do sonho, em todo o seu esplendor (dia 22, 19h00).

UM DIA DE CADA VEZ (2008) - Título original: Happy-Go-Lucky. Mestre do realismo britânico, Mike Leigh ensaia um "desvio" cómico, centrado na personagem de uma mulher, professora do norte de Londres, cuja alegria de viver tende a dificultar a vida dos outros... Com a notável Sally Hawkins no papel central (prémio de interpretação no Festival de Berlim), a comédia intensifica, afinal, as nuances do retrato social.

 


por João Lopes, in Diário de Notícias | 9 de setembro de 2020
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,926,596